Topo

MP teme confronto entre santistas e corintianos e pede reforço policial

23/05/2019 19h35

O Ministério Público expediu, por meio do promotor Pedro Eduardo de Camargo Elias, recomendação que no domingo o policiamento seja reforçado para evitar confrontos entre corintianos e santistas. O Timão recebe o São Paulo, às 19h, em Itaquera, enquanto o Peixe enfrenta o Internacional, às 16h, na Vila Belmiro.

O temor se dá pelo fato de a sede da Torcida Jovem - principal organizada do Santos - estar localizada na Zona Leste da capital paulista, mesma região da Arena Corinthians. A Polícia Militar já havia comunicado ao Ministério Público não ser possível garantir a segurança pública caso os rivais atuem no mesmo dia e com apenas três horas de diferença entre um jogo e outro.

A recomendação do órgão é para que a CBF e a Federação Paulista de Futebol solicitem à Secretaria Estadual de Segurança Pública aumento do efetivo policial em regiões com possíveis encontros entre as duas torcidas.

Além disso do risco de brigas na Zona Lesta, a Polícia Militar considera haver a possibilidade de embate nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em toda a Grande São Paulo. Neste caso, há também o fato de o clássico em Itaquera envolver outro clube grande de São Paulo, ainda que na arena a torcida seja apenas mandante.

A PM chegou a pedir para que as partidas não acontecessem no mesmo dia, mas por enquanto o calendário está mantido. Os times, inclusive, já estão vendendo entradas para os dois confrontos, válidos pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.