Topo

Com chuva de cartões e pênalti pelo VAR, Palmeiras vence o Botafogo

25/05/2019 18h09

Em um jogo bastante movimentado, com 11 cartões amarelos para o Botafogo e nenhum para o Palmeiras, foram os paulistas que saíram de campo com a vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Gustavo Gómez, em penalidade assinada pela arbitragem depois do uso do árbitro de vídeo. Mais de 30 mil torcedores foram ao Mané Garrincha, em Brasília (DF), na tarde deste sábado, assistir ao jogo que manteve o Verdão na liderança isolada do Campeonato Brasileiro para esta rodada.

Com o resultado, o Palmeiras chegou a 16 pontos, na liderança do Campeonato Brasileiro, não podendo ser alcançado nesta rodada - já o Botafogo ficou na sétima colocação, com nove pontos. Pela competição, ambas as equipes voltam a campo no primeiro domingo de junho - enquanto o Alvinegro recebe o Vasco, o Verdão visita a Chapecoense. Antes, na quarta, o Bota enfrenta o Sol de América, no Nilton Santos, pela volta da segunda fase da Conmebol Sul-Americana e, no dia seguinte, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras recebe o Sampaio Corrêa.

PRESSÃO!

Devido ao fato de a partida ter sido disputada em Brasília, em um campo neutro, o Palmeiras, mesmo visitante, esteve em casa. A maior parte dos torcedores que foram ao Mané Garrincha acompanhar a partida foi do Verdão, que pressionou desde o minuto inicial - até com certa facilidade. Os comandados de Luiz Felipe Scolari chegaram com perigo com Deyverson, Dudu e Zé Rafael. O Botafogo pouco chegou ao ataque, mas conseguiu se segurar em um bom esquema defensivo, levando a partida ao intervalo com o placar sem gols.

CARTÕES, VAR E GOL

Depois de muitos cartões amarelos para os jogadores do Botafogo no primeiro tempo, o panorama se repetiu no segundo. Com direito a dois no banco de reservas - Gustavo Bochecha e o preparador de goleiros Flávio Tênius -, o árbitro Paulo Roberto Alves Junior distribuiu 11 cartões para o Alvinegro. E a arbitragem sendo acionada em campo seguiu com o uso do árbitro de vídeo, com pênalti marcado para o Palmeiras após Gabriel pisar em Deyverson. Aos 16, Gustavo Gómez foi para a cobrança e converteu, 1 a 0.

ACORDOU TARDE DEMAIS...

Atrás do marcador, o Botafogo passou a se arriscar mais, acordando em campo. Porém, acabou sendo tarde demais. Os comandados de Eduardo Barroca tiveram chances com Fernando e Gustavo Ferrareis, com o Palmeiras tentando o segundo, sem conseguir, com Diogo Barbosa em boa defesa de Gatito Fernández, e com Dudu, após passe de Lucas Lima. Fim de jogo, vitória do Verdão por 1 a 0, garantindo que terminará a rodada mais uma vez na liderança isolada. Jogo complicado, mas pontos justos pelo desempenho em campo.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 PALMEIRAS

Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data/hora: 25/5/2019, 16h (de Brasília)

Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR) - Nota LANCE!: 7,0 (aplicou bem os cartões amarelos e acertou ao assinalar o pênalti com o auxílio do VAR)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Clovis Amaral da Silva (PE)

Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski (PR)

Renda/público: R$ 2.320.830,00/33.143 pessoas

Cartões amarelos: João Paulo, Gilson, Gustavo Bochecha, Leonardo Valencia, Flávio Tênius, Fernando, Gabriel, Gatito Fernández, Cícero, Diego Souza, Gustavo Ferrareis (BOT)

Cartão vermelho: -

GOL: Gustavo Gómez 16'/2ºT (0-1)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Yuri 34'/2ºT) e Alex Santana; Leonardo Valencia (Gustavo Ferrareis intervalo), Diego Souza e Luiz Fernando (Igor Cássio 28'/2ºT). Técnico: Eduardo Barroca.

PALMEIRAS: ?Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan (Antônio Carlos 26'/2ºT) e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Bruno Henrique; Lucas Lima (Moisés 41'/2ºT), Zé Rafael (Gustavo Scarpa 28'/2ºT) e Dudu; Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.