Conheça o time do Oriente Médio que se inspira na Seleção canarinho
A Seleção Brasileira encantou o mundo no último século, principalmente na Copa do Mundo de 1970, quando levantou a taça no México. Recheada de craques como Pelé, Jairzinho, Gérson, Rivellino, entre outros, ficou para sempre na história. No entanto, um time do Irã levou a idolatria a outro patamar e se inspira na Seleção até nas cores do uniforme.
Fundado em 1972, o Sanat Naft Football Club é a junção de dois outros clubes da cidade de Abadan: Kargar FC e Jam FC. Apaixonados por futebol assim como o povo iraniano, os jogadores da equipe eram muito técnicos e começaram a ser comparados, em suas devidas proporções, com à Seleção Brasileira da Copa de 1970. Originalmente, as cores do clube eram azul, preto e branco.
Fanático pelo Brasil, o presidente do clube na década de 70, Parviz Dehdari, trocou as cores do clube para amarelo, azul e branco em alusão ao uniforme da Seleção Brasileira. Após a mudança, o apelido de 'Brasil do Irã' se consolidou e desde então, os torcedores aderiram às cores da seleção canarinho e levam até bandeiras do Brasil para o estádio.
- O clube, como vocês, sabem se espelha muito na nossa Seleção Brasileira e as pessoas conhecem muito sobre os jogadores que atuaram no passado e sobre a atual seleção. Eles também conhecem os clubes do Rio de Janeiro e São Paulo - disse Vinicius, meio-campista brasileiro do atual elenco do Sanat Naft. O atleta de 33 anos também falou sobre como é atuar no clube.
- Jogar no Sanat Naft é uma experiência muito rica que eu vivi na minha carreira profissional. É um clube que vive fervorosamente a nossa Seleção Brasileira. Como eu sou brasileiro, o carinho que os torcedores da equipe tem comigo é muito grande, eles até tentavam falar português comigo (risos) - completou Vinicius, que jogou os últimos seis meses no time iraniano.
Revelado pelo União São João, o meia se transferiu cedo para Portugal, onde jogou por clubes como Braga, Desportivo Aves e Moreirense. Antes de se juntar ao "Brasil iraniano", Vinicius jogou por cinco temporadas no Chipre, no Apoel, onde teve o melhor momento de sua carreira. No período em que esteve por lá, jogou a Champions League, conquistou cinco vezes o Campeonato do Chipre, além de duas copas nacionais.
- Eu atuei por pouco tempo no Sanat Naft, foi um contrato de apenas seis meses e consegui fazer boas performances por lá. O clube já mostrou interesse em querer renovar meu contrato. Um jogador de futebol tem que analisar todos as possibilidades. Agora vou de férias e pensar em relação a essa possibilidade de volta para o Irã - comentou o brasileiro, que emendou:
- Tive o meu auge da carreira no Apoel jogando a Champions e Liga Europa. Fui campeão 5 vezes do campeonato Cipriota, também joguei em Portugal onde tem um campeonato forte. O meu sonho era jogar no meu país, porque sai muito novo para o estrangeiro. Vamos ver se isso acontece, mas senão acontecer, eu estou muito satisfeito com a minha carreira - encerrou o meio-campista.
Pelo Sanat Naft, Vinicius disputou 14 partidas, sendo 13 como titular, somando mais de mil minutos em campo. A equipe do brasileiro encerrou a participação na última edição do Campeonato Iraniano na 9ª colocação, com 37 pontos.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.