Topo

De virada, Palmeiras conquista o bicampeonato no Mundial sub-17

15/06/2019 12h46

O Palmeiras se tornou bicampeão do Mundial sub-17 neste sábado. Na competição disputada na Espanha, a equipe, que já tinha vencido o torneio no ano passado, saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada e venceu o Leganés, do país anfitrião, por 2 a 1.

Mesmo demonstrando superioridade, o Verdão foi para o intervalo perdendo por 1 a 0 para a equipe que eliminou o Real Madrid nas semifinais. No segundo tempo, o lateral Garcia cobrou falta com categoria, tirando da barreira, e empatou. Já no fim do jogo, Garcia decidiu de novo, cruzando na área para o atacante Gabriel Silva se antecipar à marcação e selar a vitória.

O Palmeiras encerrou a campanha com 100% de aproveitamento: cinco vitórias, 11 gols marcados e somente três sofridos. Com três gols cada um, os atacantes Fabrício e Gabriel Silva foram os artilheiros do Mundial sub-17.

O jogo deste sábado foi o segundo diante do Leganés, vencido pelo Palmeiras por 3 a 0 na fase de grupos. Também na primeira fase, o time bateu o Periso, outra equipe da Espanha, por 3 a 1. Nas quartas de final, na terça-feira, o eliminado foi o JEF United, do Japão, derrotado por 2 a 1. Na quinta-feira, vitória por 1 a 0 sobre o espanhol Betis, na semifinal. Além deles e do Real Madrid, disputaram o torneio o Altinordu, da Turquia, o Atlético de Madri e o Deportivo Cali, da Colômbia.

Com o título, o Palmeiras chega a 16 conquistas nas categorias de base somente na temporada 2019, sendo nove no exterior. No ano passado, o Alviverde estabeleceu o recorde da base ao erguer 23 troféus na base - entre eles, o Mundial de Clubes Sub-17, o inédito Campeonato Brasileiro sub-20 e dez Campeonatos Paulistas.

O Palmeiras foi campeão no ano passado goleando o Real Madrid na final, por 4 a 2. Alcançou o título com cinco vitórias, um empate, 29 gols marcados (melhor ataque) e somente sete sofridos. O atacante Gabriel Veron foi eleito o melhor jogador do torneio e terminou como artilheiro, com nove gols.