Topo

Por novos tempos! Copa América é desafio à atual safra do Paraguai

15/06/2019 07h55

A estreia na Copa América começará a colocar à prova uma nova safra que Eduardo Berizzo deixou em voga no Paraguai. Em meio a medalhões, a seleção já abrirá espaço no duelo com o Qatar, neste domingo, para jogadores mais jovens e empenhados em se firmar como titulares de um novo momento paraguaio.

- Sabemos que o treinador teve pouco tempo desde que chegou. Mas está formando um grupo de jovens muito forte, que a cada partida vem se fortalecendo. E, como todo paraguaio, sempre queremos o melhor. Vamos apontar isto - afirma Derlis González.

Tendo na bagagem duas disputas de Copa América (em 2015 e a Copa América Centenário, em 2016), o atacante do Santos, que tem 25 anos, é um dos que têm se firmado no momento.

Outro símbolo de afirmação da atual geração é Óscar Romero. Cotado para ser titular, o jogador de 26 anos é categórico:

- Tratar de fazer uma boa Copa (América) é a expectativa de todos. Para isto se trabalha, o primeiro objetivo é pensar positivo e fazer o bom torneio. Depois, consolidar o grupo.

Aos seus olhos, a atual geração "herda uma dívida" pelo fiasco de o Paraguai não ter disputado as Copas de 2014 e 2018:

- O Mundial é algo pendente para nós. E este torneio será uma prova fundamental para todos.

O LANCE! destaca alguns dos pilares da atual safra dos "guaranís".

MIGUEL ALMIRÓN (25 anos)

Depois de destacar-se no Cerro Porteño e Lanús, teve atuações de encher os olhos ao vencer a temporada de 2017/2018 da MLS com a camisa do Atlanta United. Contratado em 2019 pelo Newcastle, surge como esperança de qualidade para o setor ofensivo.

DERLIS GONZÁLEZ (25 anos)

Além de ter participações em torneios internacionais pelo Paraguai, o atacante tem se destacado no Santos comandado por Jorge Sampaoli. Incansável, promete ser uma boa opção em investidas pelos lados.

ÓSCAR ROMERO (26 anos)

Tem a seu favor a experiência de sobra com a camisa do Paraguai. O meia-atacante, que tem passagem pelo futebol chinês, continua a ser esperança tanto na criação quanto na conclusão de jogadas. Atualmente, briga pela titularidade com Cecilio Dominguez, aguerrido jogador de 24 anos.

BALBUENA (27 anos)

O ex-zagueiro do Corinthians é um dos pilares do setor. Atuando no West Ham, surge como "xerife", capaz de passar segurança a seus companheiros em partidas decisivas, em especial em duelos intensos como prometem ser o da Copa América.

GUSTAVO GÓMEZ (26 anos)

Em grande fase no Palmeiras, luta pela titularidade na seleção paraguaia. É uma opção importante em momentos decisivos e acrescenta opções para a zaga da equipe de Eduardo Berizzo.

COM A PALAVRA

HERNÁN OSORIO

Jornalista da Tigo Sports Paraguay

O espaço para jogadores mais jovens no Paraguai surgiu, em especial, devido ao fim de ciclo de jogadores que já escreveram sua história. Nomes como Roque Santa Cruz e Villar se aposentaram, e Paulo da Silva também perdeu espaço.

A expectativa em torno dos atletas mais novos é muito boa, mas a impressão é de que ainda não conseguiram jogar à altura do potencial que cada um tem. Um dos nomes que se espera muito é Miguel Almirón, por todo o futebol apresentado no Lanús, no Atlanta United e por estar agora no Newcastle.

Gente muito jovem está tendo oportunidade na equipe nacional. Já figuras deixaram Roque Santa Cruz se aposentou, Paulo da Silva, Villar é que se diz que estão tendo oportunidade.

A expectativa é boa, mas ainda não puderam regular com o pessoal que tem. Miguel Almirón se espera muito pelo que fez em Lanús, em Atlanta e tem muito mais oportunidade. Óscar Romero, que todavia se tem muita esperança. Derlis e Gustavo Gómez. Também se espera um bom torneio de Gatito Fernández, que já surge como "veterano" neste elenco.