Topo

Ex-companheiros de Bayern, Dante elogia Rafinha no Fla: 'A torcida pode esperar um cara guerreiro e líder'

16/06/2019 08h00

O Flamengo anunciou o lateral-direito Rafinha no último domingo, após o empate em 0 a 0 com o Fluminense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O acerto com o jogador, contudo, já estava confirmado há algumas semanas, desde que ele anunciou sua despedida do Bayern de Munique.

Rafinha passou 14 temporadas na Europa, oito no Bayern de Munique, onde atuou com vários brasileiros. Um deles foi o zagueiro Dante,que ficou três anos no clube bávaro ao lado do lateral.

Hoje no Nice, da França, Dante foi só elogios a Rafinha. Para o experiente zagueiro, de 35 anos, o ex-companheiro chega para ser um referencial no Flamengo, devido também ao seu currículo recheado de títulos.

- O Rafinha eu conheço muito bem, jogamos juntos por três anos e com muito êxito no Bayern de Munique. A torcida do Flamengo pode esperar um jogador guerreiro, que vai respeitar muito o clube e dar tudo de si para atingir os objetivos e conseguir os troféus - destacou, antes de completar:

- Na vida do Rafinha, foi sempre isso aconteceu, um cara que ganhou vários títulos no Bayern de Munique. Quando você se acostuma a ter êxito e conquistar troféus ao final da temporada, você está sempre disposto a trabalhar, dar tudo de si, para continuar ganhando. Foi uma grande contratação e vai ajudar muito o clube.

Dante e Rafinha estiveram juntos de 2012/13 a 2014/15. Neste período, conquistaram juntos três Bundesligas, duas Copas da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha, além de um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Europa e uma Liga dos Campeões.

Além da vasta coleção de títulos, Dante foi além. O zagueiro falou do ex-companheiro com grande entusiasmo, lembrando dos momentos em que estiveram juntos no Bayern. O jogador do Nice citou alguns traços da personalidade de Rafinha, que os flamenguistas terão a oportunidade de acompanhar mais profundamente até junho de 2021, data em que encerra o seu contrato com o Rubro-Negro.

- É um jogador bastante extrovertido, que gosta de criar um ambiente positivo. Para se ganhar títulos, tem que ter um vestiário leve, e ele é um cara importante neste fator. Só que na hora do trabalho, ele se transforma, vira outra pessoa. É um cara bastante exigente, que trabalha à procura do melhor para a equipe, tem uma visão de líder.

Rafinha será apresentado no dia 24 de junho e chega para assumir a lateral direita do Flamengo, posição considerada carente há alguns anos e que conta, atualmente, com Pará, Rodinei, João Lucas e jovem Klebinho.