Topo

"Messi japonês" driblou mais do que o argentino em estreia na Copa América

Kubo em ação na partida Chile e Japão, no Morumbi - Marcello Zambrana/AGIF
Kubo em ação na partida Chile e Japão, no Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

18/06/2019 11h03

Convidado para a Copa América, o Japão veio ao Brasil com um elenco quase todo composto por atletas com idade olímpica. Mas o time conta com a presença de um astro: Takefusa Kubo, meia-atacante de 18 anos chamado de "Messi japonês" e recém-contratado para jogar no time B do Real Madrid. E o camisa 21, mesmo na derrota por 4 a 0 para o Chile, no Morumbi, estreou na competição com mais dribles do que o camisa 10 da Argentina.

O recém-contratado pelo Real Madrid aplicou três dribles na estreia de sua seleção no torneio sul-americano, com sucesso em todos eles. Messi, por sua vez, tentou duas vezes, acertando apenas uma. O japonês ainda supera o argentino em outro ponto importante: deu uma assistência para finalização, contra nenhuma do camisa 10 do Barcelona. Igualdade entre eles somente em faltas cometidas: uma para cada um.

Mas Messi teve mais posse de bola (6,58% contra 4,76%), cruzamentos (seis contra dois, sendo que ambos erraram todos), desarmes (dois do argentino, sendo um errado, contra só um, certo, do japonês), faltas recebidas (quatro contra zero), finalizações (quatro de Messi, sendo duas certas, enquanto as duas do japonês foram erradas), lançamentos (três do argentino, sendo um certo, contra só um, errado, de Kubo) e passes certos (32 contra 21).

Durante a partida, Kubo mostrou uma tendência de arrancar com a bola bem próxima ao pé esquerdo. Ele quase fez um golaço no segundo tempo, mas acertou a rede pelo lado de fora, e fez com que alguns torcedores chegassem a comemorar como gol.

A alcunha de Messi japonês, ao menos, já trouxe fama ao jogador que acaba de trocar o Japão pelo Real Madrid e chegou a atuar nas categorias de base do próprio Barcelona no começo da década. A passagem da bola pelos pés de Kubo era a que mais causava expectativa entre os torcedores. Sua primeira aparição oficial desde o anúncio do Real Madrid, na sexta-feira, tem pontos positivos. Mesmo com a derrota por 4 a 0.