Topo

Futebol


Com participação de gigantes brasileiros, Ibercup volta a São Paulo

2019-06-19T16:30:00

19/06/2019 16h30

Um dos maiores torneios de futebol juvenil do Mundo está de volta a São Paulo. A Preliminary Cup acontece entre os dias 24 e 28 de julho e reunirá mais de 160 equipes, entre elas, gigantes do futebol brasileiro como Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Athlético Paranense entre outros.

A competição oferece condições para participar de um dos torneios Qualifiers to the World Final, que possuem alguns dos melhores clubes do mundo como FC Barcelona, Liverpool FC, Manchester City, Ajax, FC Porto, Paris St Germain entre outros.

Em sua primeira edição em São Paulo, mais de 30 mil telespectadores prestigiaram o evento que atraiu diversas equipes que, além do título, buscavam o desenvolvimento dos atletas. Para Rodrigo Nunes, coordenador técnico das categorias de base do Flamengo, também exaltou a participação dos atletas na Ibercup e o quanto agrega à vida dos que sonham chegar ao futebol profissional.

- As experiências que o torneio proporciona como viajar para outro estado, competir com clubes grandes e enfrentar algumas marcas conhecidas no mercado nacional, que são vistas só nas categorias maiores ou profissional, é extremamente importante para esses que estão iniciando a carreira - afirma Rodrigo, que finalizou:

- Estamos muito felizes em participar mais uma vez. É uma motivação extra poder defender o título nesta segunda etapa, não só para o clube e comissão técnica, mas para para os atletas e pais também.

Para o coordenador das categorias de base do Palmeiras, João Paulo, as vantagens do torneio são inúmeras.

É o início de uma caminhada longa para as categorias menores dentro dos clubes profissionais e, participar de um torneio tão importante como esse, é fundamental para que os atletas adquiram confiança na carreira e aprendam a viver em grupo. Nosso papel é fazer com que desempenhem um futebol "solto" e "alegre" - disse João.

A COMPETIÇÃO

As categorias participantes são do sub-7 ao sub-12 divididas entre sete masculinas e uma feminina (sub-12), que é a novidade da edição. O torneio inicia-se com a fase de grupos e as equipas são distribuídas em grupos de quatro ou cinco equipes cada, onde jogam entre si em sistema de campeonato a uma volta. A classificação é determinada de acordo com os pontos sendo vitória 3 pontos, empate 1 ponto e derrota 0 pontos.

As duas melhores equipas de cada grupo avançam para o Playoff Ouro. As outras equipas do grupo jogam o Playoff Prata ou Playoff Bronze. Os jogos do Playoff são disputados por eliminação direta e em caso de empate, são decididos por grandes penalidades de acordo com os regulamentos da FIFA.

Mais Futebol