Técnico Falcão é tema de exposição da embaixada do Brasil em Roma

A embaixada do Brasil na cidade de Roma inaugurou nesta sexta-feira (21) uma exposição em homenagem ao brasileiro Paulo Roberto Falcão. Atualmente técnico, o ex-jogador teve passagem marcante e vitoriosa pela equipe giallorossa da capital italiana na primeira metade dos anos 80.

Falcão, Ottavo Re (Falcão, Oitavo Rei), em alusão ao apelido Rei de Roma, exibe ao público peças dos tempos de jogador, acervo fotográfico e um documentário produzido pela Roma intitulado "Chiedi chi era Falcao" ("Pergunte quem era Falcão"), produzido em 2017 pelo clube e dirigido por David Rossi.. Entre os destaques da exposição estão camisas históricas dos tempos de atleta, um par de chuteiras, 52 fotos da carreira e um painel biográfico.

- Recebo esta homenagem com imensa alegria, pois ela reforça a relação que mantenho com a Itália mesmo após 40 anos de minha passagem pela Roma. Ao mostrar momentos importantes da minha carreira, esta exposição também presta um reconhecimento ao futebol brasileiro numa de suas fases mais brilhantes, quando conquistou novos mercados - declarou Falcão.

Falcão consta no Hall da Fama do clube italiano. Na Roma, ele conquistou duas Copas da Itália (1980/81 e 1983/84), um Campeonato Italiano (1982/83) e foi vice-campeão da Champions League na temporada 83-84. Conhecido pelo estilo de jogo elegante como meio-campista, Falcão foi um dos símbolos do Internacional nos anos 70, sendo tricampeão brasileiro pelo Colorado. Ao lado de Sócrates, Júnior, Cerezo e Zico fez parte da célebre Seleção Brasileira de 82, que não levou o título do Mundial de 82, mas é reconhecida até hoje pelo belo futebol praticado.

Após pendurar as chuteiras, Falcão foi comentarista da Globo e atualmente é treinador. A exposição "Falcão, Ottavo Re" acontece na Galleria Candido Portinari, na Embaixada do Brasil em Roma (Piazza Navona, 10). A mostra ficará aberta gratuitamente ao público de 21 de junho a 13 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

UOL Cursos Online

Todos os cursos