Topo

Líder, Uruguai ganha dia de descanso; 'É uma vantagem', afirma Tabárez

24/06/2019 23h30

A cabeçada perfeita de Edinson Cavani, na segunda etapa da partida contra o Chile, deu ao Uruguai a vitória por 1 a 0 e a liderança do Grupo C da Copa América nesta segunda-feira. Com isso, o time de Óscar Tabárez ainda ganhou um dia a mais de descanso até as quartas de final - sábado, diante do Peru, em Salvador. O treinador celebrou o triunfo no Maracanã e a vantagem obtida.

- Nos devemos nos preparar e recuperar os que jogaram. Aproveitaremos o tempo que temos. Ganharmos nos deu um dia a mais. É algo importante pois estamos chegando muito justos. Vejo como uma vantagem. Temos jogadores lesionados, com virose, e isso nos reduziu as opções. Por isso temos que trabalhar muito - afirmou o treinador do Uruguai, antes de complementar:

- Não vamos festejar muito a vitória. Ganhamos uma tranquilidade, mas vamos encarar o próximo jogo como todos outros: com a intenção da vitória. Será diante de um adversário forte. Avançamos. é o que queríamos, mas temos que tomar consciência e aproveitar as oportunidades que aparecerem - afirmou.

A partida no Maracanã foi marcada pelo equilíbrio e pela intensa disputa pela bolas entre chilenos e uruguaios. Na visão de Tabárez, o adversário esteve melhor na etapa inicial, mas a Celeste, com maior ímpeto após o intervalo, chegou com mais frequência ao ataque e o gol de Cavani fez justiça ao placar.

Na fase de grupos, o Uruguai venceu o Equador por 4 a 0, empatou em 2 a 2 com o Japão e venceu o Chile por 1 a 0. Para as quartas de final contra o Peru, terceiro lugar do Grupo A, atrás de Brasil e Venezuela, Tabárez prevê mais um duelo equilibrado.

- Foi um jogo bem bem difícil. O Chile teve o controle no primeiro tempo, com muito esforço nós igualamos e criamos algumas chances. Na segunda etapa, demos mais intensidade e tentamos colocar mais velocidade nas laterais. Foi um jogo muito disputado, com poucos espaços. Nós falhamos em algumas oportunidades, mas, na minha forma de ver, chegamos de forma mais clara do que nosso adversário. A vitória me deixa muito satisfeito. Agora nós temos que pensar na próximas fase. O jogo contra o Peru será outra vez difícil - projetou.

Confira outras respostas de Óscar Tabárez, técnico do Uruguai:

Posicionamento e importância dos pontas

Os laterais são muito importantes no futebol, no ataque e na defesa. Nos colocamos jogadores intensos, como o Jonathan Rodriguez, muito veloz, e ele precisou ser meio-campista também. Ele é muito preciso e foi determinante no gol de Cavani. Sempre penso no que poderia ter acontecido. Foi um jogo equilibrado, poderia ser diferente, mas essa equipe sempre luta até o fim. Disputar cada bola como se fosse a última, mais do que uma tradição, é sempre algo que propusemos. A atitude é a base de tudo que fazemos, a atitude de estar concentrado, com nosso pensamento em tudo aquilo que será feito, isso é algo que está encorporado. Os jovens mostram isso. Isso me tranquiliza e acredito que precisa ser o processo de sempre. Hoje são jovens, jogamos um meio de campo de 21 e outro de 22 anos, mas logo eles terão 28 anos e poderão passar essa experiência. Tanto nas derrotas quanto nos triunfos.

Avaliação do Chile

Considerando que houve mudanças no time, além de um bom time, eles têm um bom elenco. A seleção chilena de outros tempos não tinha jogadores tão altos como essa. O estilo de futebol era diferente, mais rápido, mais técnico, e agora há uma renovação. Técnico com muita experiência. É uma equipe que segue no torneio e está muito bem.

Evitar cruzamento com a Colômbia

A Seleção da Colômbia é a única que está 100% e mostrou ter uma equipe e um plantel muito forte, jogou com reservas. Terá que demonstrar a força no resto do campeonato e talvez seja a equipe mais difícil de enfrentar neste momento. O que quero dizer é que tudo isso que dizemos não presunções do que foi feito até agora, mas não podemos dizer nada do que acontecerá nos próximos jogos. Temos jogos mata-mata, jogos que temos que ganhar e de grande importância, o que muda um pouco o estilo da partida.

Felicidade de contar com Cavani

Cavani errou alguns lances, mas não para nunca. Transitou em duas três funções diferentes durante o jogo, mas nunca perde sua características. É um jogador que todos treinadores gostariam de ter. São poucos que são especialistas em marcar gols como ele.