Topo

Gerson, Vitinho, Arão... As opções no Flamengo para substituir Arrascaeta

19/07/2019 08h00

Giorgian De Arrascaeta está entregue ao departamento médico do Flamengo e Jorge Jesus, com jogos importantes do Brasileirão e as oitavas de final da Libertadores, precisa encontrar o substituto do uruguaio dentro do elenco. O clube não divulga previsão para a recuperação do camisa 14. Contudo, a lesão na coxa direita deve tirá-lo, ao menos, do jogo de ida das oitavas de final da Copa contra o Emelec, em Guayaquil, no Equador, na próxima quarta-feira.

O técnico tem mais de uma opção e, dependendo da escolha do português, o Flamengo terá uma equipe tão ofensiva quanto nas partidas contra Goiás e Athletico, ou entrará em campo com uma formação mais cautelosa. O duelo com o Corinthians, neste domingo em São Paulo, pode dar uma ideia do que Jorge Jesus pretende fazer no Estádio George Campwell, daqui a seis dias.

Contra o Corinthians, Jorge Jesus fará "três ou quatro mudanças" em relação ao time que enfrentou o Furacão na última quarta-feira, sempre visando manter o elenco saudável e competitivo. Em treinos fechados aos jornalistas no Ninho do Urubu, nesta sexta e sábado, o treinador português definirá a escalação do Fla.

VITINHO

Ao tirar o lesionado Arrascaeta da partida contra o Athletico, na quarta-feira, aos 13 minutos da etapa inicial, Jorge Jesus optou pela entrada do camisa 11 Vitinho. Apesar de atuarem pelo lado esquerdo de ataque, os dois jogadores possuem características diferentes. O primeiro é mais "cerebral" e consegue transitar melhor entre as linhas adversárias, podendo encontrar bons passes.

Vitinho, por sua vez, aposta mais nas jogadas individuais, com dribles e velocidade. Foi assim que o atacante construiu o lance do gol de Gabriel Barbosa contra o Athletico, no Maracanã. Foram três pedaladas para livrar-se do lateral Jonathan e cruzar para Everton Ribeiro, que ajeitou para o camisa 9.

GERSON

Trabalhando sob o comando de Jorge Jesus desde segunda-feira, o meia pode fazer seu primeiro jogo pelo Flamengo neste domingo, contra o Corinthians. Caso promova a estreia de Gerson, o português dará a primeira indicação de como pretende utilizar o jogador, cuja contratação foi aprovada pelo técnico.

Pela Fiorentina, em 2018/19, Gerson fez várias funções no meio de campo. O jogador, contudo, foi contratado para ser o "segundo volante" - carência indicada por Jorge Jesus em seus primeiros dias como técnico. Para escalá-lo nesta vagar, o português precisará mudar o posicionamento do capitão Diego.

WILLIAN ARÃO

Elogiado pelo treinador, o camisa 8 também pode ser titular na ausência de Arrascaeta, mas sua entrada modificaria um pouco mais a estrutura do time, que passaria a atuar com dois volantes. A frente de Gustavo Cuéllar e Willian Arão, portanto, Everton Ribeiro e Diego atuariam com menor obrigação defensiva, com a dupla de atacantes completando o setor ofensivo do time.

E NO ATAQUE?

Uma torção no tornozelo direito tirou Bruno Henrique da decisão contra o Athletico, que, nos pênaltis, eliminou o Flamengo e foi à semifinal da Copa do Braisl. O atacante iniciou tratamento, mas, assim como Arrascaeta, não tem previsão de retorno aos jogos confirmada pelo clube. Contra o Furacão, no Maracanã, Jorge Jesus optou por manter a estrutura do time e escalou Lincoln.

Contudo, dificilmente Bruno Henrique estará em campo diante do Corinthians. A ideia do departamento de futebol é colocá-lo em condições de atuar no confronto com o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final da Libertadores.