Topo

Taça das Favelas: Finais serão disputadas neste sábado, em Bangu

23/07/2019 19h03

Em seu oitavo ano, a Taça das Favelas Rio contou com o envolvimento de 96 mil jovens e 240 favelas, durante várias etapas. Na fase final, foram 84 favelas masculinas e 24 femininas disputando as partidas da competição, de onde sobraram duas por categoria que vão disputar o título no próximo dia 27 de julho, sábado, em Moça Bonita, estádio do Bangu.

Decidem o tão sonhado troféu Ari Pipa, nome dado em homenagem ao maior incentivador da Taça das Favelas, falecido no ano passado, os complexos do Corte Oito, de Duque de Caxias, e do Curral das Éguas, de Realengo, no feminino, e os complexos do Patativas, de Campo Grande e do Gogó da Ema, de Belford Roxo, pelo masculino.

- A Taça das Favelas mostra, ano após ano, que não é só um torneio de futebol. Temos a capacidade de mobilizar e integrar diversas favelas. Fazendo com que moradores de diversos desses territórios convivam pacificamente em um mesmo ambiente. E a cereja desse bolo será a grande festa que faremos em Moça Bonita nas finais - comemorou Celso Júnior, diretor geral da Taça das Favelas.

Os jogos da competição começaram em março e aconteceram no Campo do Realengo, também na Zona Oeste do Rio. Antes disso, aconteceram Dias de Peneiras (DIPE's), workshops sociais e outras atividades. A fase final da Taça das Favelas Rio 2019 contou com 84 seleções de favelas masculinas, com meninos de 14 a 17 anos, e 24 femininas, com idade livre.

No dia 27 de julho, os portões de Moça Bonita abrirão às 10h para o público. A entrada será franca, mas o estádio é sujeito a lotação. A final feminina terá início às 12h. Os meninos começam a decidir o título, às 14h, com transmissão ao vivo da Globo.

Em ambas as partidas, a campeã será definida nos pênaltis em caso de empate, com três cobranças para cada seleção. Persistida a igualdade, as penalidades irão para as alternadas.

O Corte Oito chega à sua quarta final seguida. O Curral da Éguas, adversário do Corte Oito, fez a melhor campanha da competição e também marcou mais gols na competição.

O Gogó da Ema destacou-se por vencer todos os seus jogos na competição. Além disso, a favela de Belford Roxo tem levado um grande número de torcedores para os jogos do maior campeonato de futebol entre favelas. O Patativas de Campo Grande, chegou na semifinal do ano passado, sendo considerado time sensação daquele campeonato, agora espera ir um pouco mais longe e ganhar o título do seu adversário, mesmo com o Gogó da Ema tendo uma melhor campanha e maior presença de torcida.