Topo

Executivo de futebol, Luciano Portela explica êxitos no Bangu e Bonsucesso

15/08/2019 19h36

Um dos mais charmosos clubes do futebol carioca, o Bonsucesso confirmou o retorno ao cenário nacional após 36 anos e também é um dos favoritos ao acesso para a Série A do Rio de Janeiro. Do outro lado, um tradicional entre os grandes dos anos 80, o Bangu deu trabalho à gigantes e chegou na semifinal da Taça Rio e do Campeonato Carioca, além de estar classificado para disputar em 2020 a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D.

Mas o que essas duas campanhas tem em comum? A resposta vem de Luciano Portela, atualmente diretor executivo do Bonsucesso e um dos responsáveis por resgatar o time da Leopoldina após triunfar no Alvirrubro também como dirigente no início desta temporada.

- Toda conquista, toda competição e toda meta passa por um planejamento. Falo de forma assertiva que é preciso ter um planejamento estratégico analisando as fraquezas, ameaças e possibilidades. Principalmente se tratando de clubes de menor investimento - explica Portela.

- No Bangu conseguimos jogar de igual para igual contra clubes grandes e tivemos que avaliar toda a questão orçamentária para poder compor um time competitivo e buscar um centro de treinamento de alto nível. No Bonsucesso criamos um planejamento desde 2017, aonde tínhamos como meta colocar o Bonsucesso em até três anos no cenário nacional. Por conta do orçamento curto, buscamos um técnico experiente na Série B do Rio e um elenco que conhecesse a competição, o ritmo de jogos e a complexidade por conta da grande intensidade dos jogos - continua o dirigente.

Em setembro, Portela participará de três eventos importantes no calendário executivo do futebol: Na ABEX, BrasilExpoFut e na Universidade do Futebol. Nos encontros, serão debatidas e compartilhadas novas formas de gestão de clubes e inovações táticas e técnicas.