Topo

Hazard, João Félix, nova bola, música especial: La Liga inicia com atrações!

16/08/2019 19h06

Com 90 anos de história, o Campeonato Espanhol começou nesta sexta-feira com o duelo entre o Athletic Bilbao e Barcelona, no estádio San Mames. O clube de Bilbao, com um golaço de Aritz Aduriz, venceu por 1 a 0 os atuais campeões, que atuaram desfalcados de Messi.

Serão mais 379 jogos de uma liga que, além do argentino, tem craques como Suárez e Sergio Ramos, novos astros contratados como Hazard, estrelas ascendentes como o português João Félix, treinadores famosos como Zidane e Diego Simeone, estádios tradicionais, dérbis e muitas atrações.

Além disso, esta temporada também trará duas novidades: uma identidade sonora, composta pelo vencedor do Prêmio Emmy Lucas Vidal, e uma nova bola, fabricada pela Puma. A nova bola será usada tanto na La Liga Santander (Primeira Divisão) como na La Liga SmartBank (Segunda Divisão).

O campeonato tem três novos clubes que obtiveram o acesso: Osasuna, Granada e Mallorca. De Pamplona, o Osasuna volta ao grupo de elite após ausência de dois anos. Atual campeão da Segunda Divisão, ele celebrará seu centenário em 2020 e será sua 38ª temporada na elite espanhola. Conhecido como "matador de gigantes", o Granada também retorna após ausência de dois anos. Já o Mallorca será o único representante das Ilhas Baleares na Primeira Divisão. De propriedade de um grupo de investidores que inclui o ex-MVP da NBA Steve Nash, o Mallorca iniciará sua oitava aparição na Primeira Divisão.

Entre as novas estrelas, destaque para Eden Hazard e Frenkie De Jong, dois reforços que passam a integrar Real Madrid e Barcelona, respetivamente. Quanto ao Atlético de Madrid, o clube perdeu Antoine Griezmann para o Barça, mas contratou o português João Félix, segundo sub-20 mais caro na história do futebol. Já o Real Betis venceu a concorrência para assegurar a contratação do francês vencedor do Copa do Mundo Nabil Fekir. E como a janela de transferência se encerra só no dia 2 de setembro, os clubes têm tempo para apresentar novidades.

Esta temporada também terá o retorno do VAR (Árbitro Auxiliar de Vídeo) após uma primeira experiência bem-sucedida, na qual a "taxa de decisão correta" em lances disputados aumentou de 91,5% para 96,92%.

Por fim, novidades nas transmissões. Oito estádios oferecem replays em 360 graus. A produção cinematográfica em 4K virou recurso permanente. O público atingido foi de 2,7 bilhões de fãs em todo o mundo na última temporada.

Acompanhe a tabela do Campeonato Espanhol clicando aqui.