Topo

'Melhoramos, mas o desafio é crescer com a ajuda do VAR', diz Daronco

19/08/2019 17h23

A luta para tornar o futebol cada vez mais justo é a tônica da arbitragem brasileira. Em entrevista ao LANCE! nesta segunda-feira, após a palestra realizada pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o árbitro Anderson Daronco não escondeu que a entrada do VAR trouxe progressos em campo:

- A gente vê com muitos bons olhos a inserção. Ela veio em um momento em que estava difícil de acompanhar a velocidade com a qual o jogo se desenvolvia. O VAR serve para legitimar o jogo, é um "seguro extra", uma segunda oportunidade para vermos lances difíceis, nos quais a condição humana não pode acompanhar. Sabemos o quanto nossas decisões são importantes, em especial por trabalharmos nos nossos maiores campeonatos do país.

Daronco apontou que a arbitragem ainda tem a evoluir. Contudo, já vê melhorias no apito:

- Nosso desafio é crescer com o uso do VAR. Estamos em adaptação, não terminamos nem a primeira edição do Campeonato Brasileiro! Mas acredito que estamos melhores do que na primeira rodada. A questão é buscar, rodada a rodada, melhorar. Neste contexto geral, os árbitros vão crescer na competição.

Daronco ainda falou sobre a Campanha de Respeito ao Árbitro. O gaúcho, que é árbitro Fifa, esteve no evento ao lado de outros juízes e assistentes:

- É importante esta sensibilização, que existe um ser humano apitando e ele é quem mais torce por si. Por mais que ele cause impacto em uma grande nação de torcedores, quem mais sofre com erros é o árbitro. Isso é a busca pela sensibilização, pelo amor que ele demonstra ao jogo.