Topo

Promessa de 16 anos estreia no Barcelona e é elogiado por Messi

25/08/2019 20h35

O domingo, 25 de agosto de 2018, será inesquecível para Ansu Fati, jovem atacante das divisões de base do Barcelona. Aos 16 anos, ele estreou nesta noite no profissional do clube. Ansu, que nasceu em Guiné-Bissau, tornou-se o segundo jogador mais jovem a vestir o uniforme azul e grená numa partida oficial. Somente Vicente Martínez, em 1941, teve menos idade ao debutar com o Barça. Ou seja, no século XXI, nenhum atleta da renomada base barcelonista estreou tão cedo no time.

A promessa entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar do brasileiro Rafinha. O Barcelona venceu o Bétis por 5 a 2 e conquistou sua primeira vitória no Campeonato Espanhol 2019/2020. O guineense faz parte do time juvenil e é treinador por Víctor Valdés, goleiro multi-campeão com o Barcelona. Devido às lesões recentes do ataque do Barcelona tem sido opção ao técnico Ernesto Valverde.

- Eu estava muito nervoso. Mas só tenho palavras de agradecimento a todos: ao clube, ao 'mister', à torcida, que me recebeu tão bem. No final do jogo fiquei procurando meus pais. A minha família sempre me acompanhou. Eu simplesmente não estava acreditando que fiz minha primeira partida pelo Barcelona - disse.

Após a partida, Ansu foi elogiado pela imprensa de Barcelona e aplaudido pelos torcedores. Saudado pelos seus companheiro, ele ganhou uma homenagem de Lionel Messi, em publicação postada no Instagram pessoal do craque argentino.

- Grande partida de todos, três primeiros pontos no Campeonato Espanhol e muito feliz por ver os jovens da base cumprindo seus sonhos de chegar ao time profissional e de marcar no Camp Nou numa partida oficial - escreveu Messi, lembrando também de Carles Pérez, atacante de 21 anos do Barcelona B, que marcou, contra o Bétis, seu primeiro gol como barcelonista.

Recuperando-se de lesão na panturrilha, Messi segue sem entrar em campo pelo Barcelona na nova temporada. Ele acompanhou o triunfo da equipe da tribuna de honra do Camp Nou. Sua última partida foi ainda na Copa América, pela Argentina, na disputa do terceiro lugar contra o Chile. Na ocasião, Messi foi expulso no fim do primeiro tempo. O craque voltou aos treinamentos na última semana e deve à disposição no próximo sábado, diante do Osasuna, fora de casa.