Topo

São Paulo

São Paulo tem reformulação ao longo do ano e 10º atleta deve deixar o clube

Willian Farias, volante do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Willian Farias, volante do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

10/09/2019 07h00

O São Paulo vive um ano de altos e baixos, com eliminações precoces, troca de treinador, final de campeonato, briga por liderança, queda de desempenho, contratações bombásticas e outros ingredientes que influenciaram diretamente nas mexidas no elenco já com a temporada em andamento. Até aqui, contando com a iminente saída de Willian Farias, são dez jogadores que deixaram o clube após a janela de transferências do início de 2019; seis chegaram no período (veja todos os nomes no final da reportagem).

No começo do ano, o Tricolor teve quatro saídas entre aqueles que faziam parte do grupo de 2018: Rodrigo Caio, Sidão, Shaylon e Tréllez, e oito entradas: Igor Vinícius, Léo, Pablo, Tiago Volpi, Hernanes, Biro Biro e Willian Farias, além da reintegração de Jonatan Gómez, que voltou de empréstimo.

Tudo isso sob o comando de André Jardine, que acabou não durando muito no cargo, principalmente pela eliminação precoce para o Talleres-ARG, na fase inicial da Copa Libertadores, o que já despertou a necessidade de trocas.

A primeira no comando técnico. Vágner Mancini assumiu enquanto Cuca se recuperava de um procedimento cirúrgico realizado no fim de 2018. O "choque" deu certo. A dupla conseguiu recuperar a condição no Paulistão, eliminar o rival Palmeiras, no Allianz Parque, na semifinal e disputar a decisão com o Corinthians. Embora tenha ficado com o vice, o saldo foi positivo no estadual.

Já durante a gestão Mancini, Diego Souza trocou o São Paulo pelo Botafogo, e Araruna foi emprestado ao Fortaleza. Enquanto isso, o clube aproveitava para se reforçar pensando no Brasileirão e trouxe quase em uma só tacada Alexandre Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno. Tudo indicava, porém, que as portas de saída e de entrada estavam longe de ser fechadas.

O começo do Brasileirão foi animador, com três vitórias em quatro jogos e uma rodada na liderança. No entanto, o desempenho começou a cair e antes da sexta jornada da competição, Calazans foi contratado junto ao Fluminense para suprir um desejo de Cuca, e Brenner foi emprestado ao Tricolor carioca, enquanto Jonatan Gómez, que voltara de empréstimo, foi cedido ao CSA.

Junto com a queda de performance no Campeonato Brasileiro, outro baque caiu sobre a cabeça do torcedor são-paulino: a eliminação para o Bahia na Copa do Brasil. O fracasso novamente provocou a necessidade de mudanças, mas com a pausa para a Copa América se aproximando, elas foram postergadas enquanto qualidade e resultados continuavam a despencar.

Na volta às atividades depois de folga dada ao elenco durante a parada, o clube anunciou que três jogadores importantes estavam liberados para procurar outro destino: Bruno Peres, Jucilei e Nenê. Desses, apenas o último está defendendo uma nova camisa: a do Fluminense. Enquanto os outros dois permanecem sob contrato com o São Paulo. Biro Biro, que não conseguiu sequência por problemas de saúde, foi cedido ao Botafogo.

O período de treinos fez bem ao grupo, que voltou melhor e arrancou no Brasileirão. As perspectivas de melhora, que já eram grandes, ficaram ainda maiores com as chegadas surreais de Daniel Alves, talvez a maior contratação do futebol brasileiro, e do espanhol Juanfran, ambas surpreendentes, mas com potencial de reforço, jogadores que chegam, vestem a camisa e jogam.

Contudo, as mexidas não pararam por aí, pelo menos aquelas direcionadas para a porta de saída. Everton Felipe foi emprestado ao Athletico-PR e Willian Farias tem empréstimo encaminhado para o Sport, ou seja, mais duas saídas ao longo da temporada que, somadas às outras, chegam a dez. Número que indica uma pequena reformulação no período, com nomes que talvez pudessem ter deixado o clube na virada de 2018 para 2019.

O levantamento acima não leva em conta atletas da base e/ou aqueles que voltaram de empréstimo e não foram utilizados. Na conta entram aqueles que faziam parte efetivamente do elenco principal e eram utilizados com frequência. O mesmo vale para as contratações. Portanto, saídas como a de Morato, Rodrigo e Lucas Fernandes não estão contabilizadas.

Confira as entradas e saídas do elenco principal em 2019:

PRÉ-TEMPORADA

Entradas (8)
Igor Vinícius
Léo
Pablo
Tiago Volpi
Hernanes
Biro Biro (já saiu)
Willian Farias (encaminhou saída)
Jonatan Gómez (voltou de empréstimo e foi reintegrado)

Saídas (4)
Rodrigo Caio
Sidão
Shaylon
Tréllez

DURANTE A TEMPORADA

Entradas (6)
Alexandre Pato
Tchê Tchê
Vitor Bueno
Calazans
Daniel Alves
Juanfran

Saídas (10)
Diego Souza
Araruna
Brenner
Jonatan Gómez
Jucilei
Nenê
Bruno Peres
Biro Biro
Everton Felipe
Willian Farias (encaminhou saída)

São Paulo