ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   17h50 - 24/03/2002

Robert "ressuscita" o Santos na Vila

Por Eduardo Scolese
Da Agência Folha
Em Santos

O Santos derrotou o Guarani por 2 a 0 neste domingo na Vila Belmiro, maquiou a crise que assolava o clube, quebrou um jejum de seis jogos sem vitórias e voltou a sonhar com a classificação às semifinais do Torneio Rio-São Paulo.

O triunfo diante do time de Campinas, com dois belos gols de Robert, ainda espantou parcialmente o fantasma do rebaixamento. Os santistas foram a 18 pontos e, a três rodadas para o término da primeira fase, estão a apenas dois pontos de Vasco, Botafogo e Etti Jundiaí, que dividem a quarta colocação.

Já o Guarani permaneceu com 16 pontos e está agora sob o risco de não disputar o Rio-São Paulo do próximo ano. O pior time de cada Estado será rebaixado. No momento, a Ponte Preta é a última paulista, com 15 pontos.

O time da Vila Belmiro, com a vitória contra o clube campineiro, evitou piorar um clima de incertezas que havia se avolumado na última sexta-feira, quando a diretoria santista rescindiu o contrato do atacante Oséas, trazido à Vila no início do ano sob o rótulo de solução para o ataque.

Um dia antes o meia Robert e o lateral-esquerdo Leo já haviam trocado farpas com o técnico Celso Roth por meio da imprensa, evidenciando o pensamento desacreditado do elenco e da comissão técnica em termos de classificação. Para Roth, uma vaga na Copa dos Campeões já seria lucrativo para a equipe.

Confirmado no cargo pelo presidente Marcelo Teixeira até o término do Rio-SP, Roth surpreendeu neste domingo ao promover quatro alterações em relação ao time que havia sido derrotado pelo Etti Jundiaí, na última quarta-feira, colocando Valdir, Wellington e Douglas entre os titulares.

Santos e Guarani iniciaram o jogo trocando passes no meio-campo sem levar perigo aos goleiros adversários. Os primeiros lances de gol aconteceram somente aos 15min, quando Valdir e Zé Afonso perderam grandes oportunidades à frente de César e Fábio Costa, respectivamente.

Três minutos depois os santistas conseguiram abrir o placar. Robert tabelou com Wellington, driblou dois jogadores, e bateu no ângulo direito de César, que nada pôde fazer. Os jogadores do Santos comemoraram o gol de forma tímida.

A partir disso, os santistas passaram a buscar o ataque por meio de jogadas individuais, mas não obtiveram sucesso. O Guarani, apesar de dominar as ações no meio-campo, pouco ameaçou, chegando ao gol santista apenas aos 39min. Fábio Costa fez grande defesa num forte chute de Jadílson de fora da área.

Na segunda etapa, Roth colocou Preto no lugar de Wellington, armando a equipe no 3-5-2, com três zagueiros e os laterais atuando como alas.

O esquema defensivo santista conseguiu segurar os atacantes do Guarani. As únicas oportunidades criadas pelo time de Campinas no segundo tempo saíram dos pés do atacante Léo. O atacante perdeu duas chances à frente de Fábio Costa.

O Santos definiu o marcador aos 32min. Mais uma vez Robert colocou a bola no ângulo direito de César.

SANTOS
Fábio Costa; Valdir (Esquerdinha), André Luís, Odvan e Leo; Marcelo Silva, Renato, Wellington (Preto) e Diego; Robert (Robinho) e Douglas
Técnico: Celso Roth

GUARANI
César; Gustavo, Edu Dracena e Aderaldo; Luciano, Sangaletti, Alexandre (Guilherme), Dudu e Jadílson; Rafael Silva e Zé Afonso (Léo)
Técnico: Zé Mário

Onde: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 1.099 pagantes
Renda: R$ 7.515
Juiz: Anselmo da Costa (SP)
Cartões amarelos: Robert, Preto, Diego e Valdir (S); Guilherme, Sangaletti e Edu Dracena (G)
Gols: Robert (S), aos 18min do primeiro tempo e aos 32min do segundo

Clique aqui para entrar nas páginas especiais do Rio-São Paulo, com classificação, artilheiros e resultados de todos os jogos. Aqui para entrar na página do Santos ou aqui para saber mais sobre o Guarani.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas