ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   19h56 - 15/02/2003

Em grande jogo, São Paulo vence o Santos na Vila Belmiro

MBPress
Em São Paulo

O São Paulo finalmente conseguiu sua "vingança". Neste sábado à noite, o time tricolor venceu o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O resultado praticamente elimina a equipe santista do torneio.

Durante a semana que antecedeu o clássico, alguns jogadores são-paulinos, como Reinaldo, deixaram claro que ainda não haviam esquecido as quartas-de-final do Brasileirão de 2002, quando o Santos venceu o São Paulo duas vezes, eliminando o tricolor do campeonato.

Com a vitória deste sábado, o São Paulo praticamente elimina o Santos do Paulistão. As duas equipes estão com 10 pontos, ao lado de Portuguesa Santista e Santo André, que se enfrentam neste domingo. O Santos, porém, é o único time que não joga na última rodada.

O São Paulo buscará confirmar sua classificação justamente enfrentando o Santo André, dia 23, no Morumbi. Já o Santos deve voltar todas suas atenções para a disputa da Copa Libertadores da América.

As duas equipes entraram muito bem posicionadas em campo. O São Paulo, mais recuado, dificultou as primeiras ações ofensivas do Santos. Até os 20min, nenhuma das duas equipes, apesar da boa movimentação, conseguiu criar grandes lances de gol.

Com todo o clima criado para o clássico, o começo da partida também foi tenso. Antes dos 25min, Reinaldo e Maldonado, do São Paulo, e André Luís, do Santos, levaram cartões amarelos do árbitro Paulo César de Oliveira.

O jogo ficou equilibrado, mas o Santos chegou mais próximo do gol levando a melhor nas jogadas individuais. Mas foi o São Paulo que abriu o placar. Aos 29min, Ricardinho achou Gustavo Neri livre, dentro da área, pela direita. O lateral deu um corte em André Luís e marcou um golaço.

A equipe santista perdeu seu equilíbrio em campo com o gol do São Paulo. O time tricolor passou a dominar a partida e perdeu duas grandes chances. Aos 40min, Leonardo, num lance parecido com o de Gustavo Neri, chutou em cima de Júlio Sérgio. E aos 41min Kaká finalizou para fora, livre pela esquerda.

Mesmo não estando num bom momento, o Santos chegou ao empate. E numa falha de Rogério Ceni. Aos 43min, Robinho carregou pela direita e chutou para o gol. O goleiro são-paulino chegou a fazer a defesa, mas bateu com o joelho na bola, que sobrou para Ricardo Oliveira. O atacante tirou dois zagueiros da jogada e marcou seu sétimo gol no Campeonato Paulista.

O São Paulo voltou para o segundo tempo com Itamar no lugar de Reinaldo. E com um minuto Luís Fabiano fez linda jogada e foi derrubado na entrada da área. Rogério Ceni cobrou a falta, mas acertou a barreira. Dois minutos depois, André Luís cobrou falta com força para o Santos e Rogério defendeu.

O Santos voltou a dominar o jogo, com o São Paulo recuando. Aos 4min, Diego ficou livre na direita, dentro da área, mas finalizou mal. E um minuto depois, Luís Fabiano e Itamar puxaram contra-ataque, mas o novo reforço são-paulino adiantou-se na jogada e recebeu a bola em impedimento.

Ainda recuado em campo, o São Paulo chamou o Santos para seu campo de defesa. Mas com boa marcação, o time tricolor conseguiu segurar o ataque adversário. Apenas após os 20min que os são-paulinos voltaram a buscar mais o ataque.

Com isso, o Santos começou a ter mais espaços para atacar. Aos 23min, Léo perdeu boa chance ao finalizar em cima de um defensor. E aos 25min, o lateral tabelou com Robinho, que finalizou da entrada da área. Rogério Ceni fez ótima defesa no canto direito.

Aos 26min, o time santista foi prejudicado pela arbitragem. Ricardo Oliveira foi lançado dentro da área e Gabriel derrubou o atacante dentro da área. Paulo César de Oliveira confirmou apenas o tiro de meta para o São Paulo, no lugar de marcar o pênalti.

O Santos era melhor no jogo, mas aos 31min o São Paulo quase marcou. Fábio Simplício roubou a bola de Diego e lançou Itamar na direita. O atacante passou por um marcador, invadiu a área e bateu para o meio. André Luís conseguiu cortar antes que Luís Fabiano chegasse nela.

A partida ficou emocionante. Aos 32min, o goleiro Júlio Sérgio salvou o time santista com uma bela defesa. Aos 33min, foi a vez do Santos chegar. Após boa troca de passes, Robinho tentou colocar a bola da entrada da área, mas bateu para fora.

Aos 35min, a situação do Santos complicou-se em campo. Paulo Almeida fez falta dura em Kaká, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo. Com um homem a mais, o técnico Oswaldo de Oliveira tirou Fábio Simplício e colocou Adriano em campo.

Poucos minutos antes, Leão havia colocado o atacante Willian no lugar do lateral Michel. O time santista ficou muito aberto em campo e o São Paulo aproveitou-se da vantagem em campo. Aos 38min, Luís Fabiano preparou para Itamar, que bateu para o gol. A bola espirrou na zaga e sobrou para Luís Fabiano. O atacante teve tranqüilidade para dominar, driblar Júlio Sérgio e marcar.

O time santista tentou partir para o empate e um minuto depois Kaká perdeu uma grande chance para garantir a vitória são-paulina. O meia recebeu livre de Luís Fabiano, invadiu a área e tentou apenas colocar a bola no canto, mas errou o alvo.

Mesmo tendo um jogador a menos em campo, o Santos ainda forçou o ritmo no final do jogo. Maldonado, do São Paulo, foi expulso aos 46min. Mas a equipe tricolor conseguiu segurar a pressão e garantir sua vitória na Vila.

SANTOS
Júlio Sérgio, Michel (Willian), André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Fabiano (Alexandre) e Diego; Robinho e Ricardo Oliveira
Técnico: Emerson Leão

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Leonardo (Gabriel), Jean, Régis e Gustavo Nery; Maldonado, Fábio Simplício (Adriano), Ricardinho e Kaká; Reinaldo (Itamar) e Luís Fabiano
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Cartões amarelos: Reinaldo (SP), André Luís (S), Itamar (SP), Ricardo Oliveira (S)
Cartões vermelhos: Paulo Almeida (S), Maldonado (SP)
Gols: Gustavo Nery, aos 29min, e Ricardo Oliveira, aos 43min do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 38min do segundo tempo


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas