ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   19h53 - 13/12/2003

Coritiba faz sua parte, vence e está na Libertadores após 18 anos

MBPress
Em São Paulo

Após 18 anos, o Coritiba está de volta à Copa Libertadores da América. O time fez sua parte e derrotou o Criciúma por 2 a 0, na noite deste sábado, e assegurou presença no torneio sul-americano.

A vitória encerrou o tabu de quatro jogos sem um resultado positivo e o time carimba o passaporte na Libertadores, terminando o Brasileiro em quinto lugar, com 73 pontos.

Até então, a primeira e única participação do Coritiba no principal torneio sul-americano foi em 1986, quando o alviverde decepcionou e foi eliminado ainda na primeira fase da competição.

Desta vez, o time armado por Paulo Bonamigo chega com esperanças de uma melhor participação, graças ao eficiente trabalho montado pelo técnico gaúcho. Agora, o Coritiba tenta segurar o treinador, que afirmou estar encerrado seu ciclo na equipe. Já o Criciúma permanece com 60 pontos e está em 14º lugar, podendo perder a colocação para o Corinthians, caso o time de São Paulo vença o Grêmio neste domingo.

O jogo
A partida começou muita tensa e com jogadas ríspidas no meio. O duelo ficou restrito ao meio e nada de lances no ataque até aos 13min, quando, enfim, Cléber Gaúcho fez jogada individual e tocou para Dejair, que furou na hora do cruzamento. Cinco minutos depois, o Coritiba teve boa chance com Lima, que cruzou, mas Marcel não alcançou a bola.

Aos 20min, o primeiro lance polêmico do jogo. Cléber Gaúcho recuou a bola com os pés para Edson Bastos, mas o árbitro nada marcou. A equipe do Coritiba reclamou e nada adiantou. O time ficou nervoso e passou a fazer muitas faltas.

A situação apenas se tranquilizou aos 32min, quando o árbitro voltou a marcar um lance polêmico. Jackson fez jogada pela direita e cruzou. A bola tocou na mão de Douglas e o árbitro deu pênalti. Marcel bateu pênalti e o goleiro Fabiano espalmou no canto esquerdo, depois de dar dois passos para a frente. Após sinalização do auxiliar, o árbitro mandou voltar a cobrança.

Depois de três minutos de reclamação, Marcel pôde enfim cobrar e abriu o placar, chutando no canto direito, enquanto o goleiro caiu do outro lado. O gol levou o Criciúma ao ataque e o time chegou com perigo, aos 42min, com Dejair, que invadiu pelo lado esquerdo e exigiu boa defesa de Fernando.

Ainda no final do primeiro tempo, o Coritiba teve nova oportunidade para ampliar. Aos 44min, Lima tocou para Edu Sales, que deu uma embaixada e chutou pela linha de fundo.

Na etapa final, o Coritiba começou com tudo e perdeu uma chance sensacional logo aos cinco minutos, quando Lima recebeu lançamento em profundidade e chutou nos pés de Fabiano. Em seguida, foi a vez de Léo Oliveira mandar para fora o contra-ataque do Criciúma, com o goleiro do Coritiba batido.

Aos 6min, Marcel cobrou falta da entrada da área e Fabiano fez boa defesa. Nove minutos depois, o Coritiba deu o alívio à sua torcida. O atacante Marcel fez jogada pela direita e chutou. Fabiano espalmou e sobrou nos pés de Lima, que apenas tocou para o gol vazio.

Melhor em campo, o Coritiba voltou a ter boa chance aos 25min, em chute de fora da área de Helinho, em que o goleiro Fabiano fez bela defesa. O Criciúma tentava chegar ao ataque, mas, bem fechado, o time paranaense conseguiu segurar a vantagem e levou a vaga na Libertadores.

CORITIBA
Fernando; Maurinho, Danilo, Odvan e Ricardinho; Reginaldo Nascimento, Roberto Brum, Lima e Jackson; Marcel e Edu Sales (Helinho)
Técnico: Paulo Bonamigo

CRICIÚMA
Fabiano; Duílio, Luciano e Léo Oliveira; Eto, Edinho (Rômulo), Cléber Gaúcho, Douglas e Luciano Almeida (Cleidson); Dejair (Saulo) e Leonardo
Técnico: Gílson Kleina

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Sérgio Cristiano do Nascimento (RJ)
Assistentes: Marcos Tadeu Nunes e Vilmar Raul
Gols: Marcel, aos 36min do primeiro tempo, e Lima, aos 15min do segundo tempo
Cartões amarelos: Maurinho e Reginaldo Nascimento (Co); Cléber Gaúcho, Douglas, Eto e Luciano Almeida (Cr)


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas