ÁLBUM

Veja fotos
de diversas
competições




   00h13 - 15/12/2003

Nacional acaba sem deixar dúvidas

Agência Folha
Em São Paulo

Todo campeonato devia celebrar o melhor time e condenar os piores. Nesse sentido, o título acima seria uma impropriedade jornalística. Mas a história do Brasileiro está coalhada de antiexemplos -campeões com trajetórias sem brilho e rebaixados vítimas de manobras de bastidor. Sobre a história do Brasileiro-2003, contudo, não pairam dúvidas.

Bahia e Fortaleza confirmaram a crise do futebol nordestino e caíram. O Cruzeiro confirmou mais uma vez ser o melhor time e alcançou míticas marcas (atingiu cem pontos, passou dos cem gols, deu a maior goleada e fez o maior goleador em um jogo do torneio).

Os dois rebaixados não podem contestar nada. Contando apenas os pontos obtidos em campo (esquecendo as decisões do STJD), Bahia e Fortaleza, com 46 e 49 pontos, respectivamente, cairiam. O time baiano, na rodada final, foi humilhado em casa ao perder de 7 a 0 do Cruzeiro -o placar igualou a maior goleada do torneio, um 7 a 0 do Goiás no Juventude. Já o Fortaleza ruiu no confronto direto contra o rebaixamento com a Ponte Preta -o time paulista fez 2 a 0 e segue na Série A.

Nem as boas médias de público seguraram o Bahia (média superior a 20 mil pagantes por jogo em casa na história do Nacional) e o Fortaleza (mais de 20 mil pagantes em média neste ano).

Individualmente, a última rodada celebrou também os melhores. Alex fez cinco no Bahia. Dimba, do Goiás, terminou à frente de Luis Fabiano, do São Paulo, na artilharia -o segundo pagou por sua constante indisciplina.

O único que pode falar em injustiça neste Brasileiro é o Atlético-MG. O clube, recente desafeto da CBF, estaria na Libertadores se o São Caetano e o Inter não tivessem ganhos pontos no tapetão.

A última rodada do Brasileiro teve média de quase 20 mil pagantes por partida. A emoção tomou conta de vários estádios, apesar de o torneio ter 24 times. Com a fórmula repetida e menos clubes, nos próximos anos o Nacional deve ser melhor e ainda mais justo.


Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

03/09/2007

20h22
Espanhóis comemoram boas atuações no Aberto dos EUA


20h14
Santos tira peso de favoritismo e prevê retomada contra o Inter


20h13
Jogadores do Bota lametam má fase de Dodô


20h10
Diretoria do Bota não teme Fifa e grupo diverge sobre Dodô


20h05
Blake segue sem vencer em partidas de cinco sets

MAIS FUTEBOL

23/06/2010

09h25
Lúcio: "Não estamos satisfeitos com esses dois gols"


09h10
Confronto entre Suíça e Honduras será o 1º da história em Copas


08h38
Juventus contrata goleiro italiano Marco Storari


21/06/2010

12h28
Simão afirma que seleção portuguesa está muito motivada após goleada


11h35
Portugal derruba muralha norte-coreana com 7 gols e fica perto das oitavas