! Santos se reabilita e vence Botafogo no Brasileiro - 25/04/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/04/2004 - 19h53
Santos se reabilita e vence Botafogo no Brasileiro

MBPress
Em São Paulo

Com dois gols do meia Diego, o Santos derrotou o Botafogo-RJ por 2 a 0, na Vila Belmiro, e se recuperou da derrota para o Paraná na estréia do Campeonato Brasileiro

Fernando Santos/Folha Imagem 
Diego comemora um de seus dois gols
na vitória santista diante do Botafogo
Já o Botofago, que atuou com um jogador a menos desde os 27 minutos do primeiro tempo, acumulou a segunda derrota na competição nacional e entrou para zona de rebaixamento.

Na próxima quarta-feira, o Santos vai até Florianópolis enfrentar o líder Figueirense, enquanto o Botafogo terá a chance de conseguiur seus primeiros pontos contra o Atlético-MG, no Caio Martins.

O jogo
O clássico, que já foi considerado o mais importante do futebol brasileiro principalmente na década de 60, tinha tudo para deixar uma equipe em crise já na segunda rodada do Brasileiro. Isso porque os dois times vinham de derrotas na estréia e novo tropeço deixaria o derrotado com zero ponto e entre os últimos colocados da competição.

Por isso, o Santos não teve outra atitude e foi para cima dos botafoguenses desde o apito do árbitro Wilson de Souza Mendonça. Em apenas 20 minutos teve, no mínimo, cinco chances claras de gol.

Elano, duas vezes, Léo e o zagueiro Alcides tiveram oportunidades. Porém, o principal momento saiu dos pés de Robinho, que chutou cruzado da entrada da área, aos 11 minutos, e a bola passou raspando na trave de Jefferson.

Por outro lado, as cinco alterações feitas pelo técnico Levir Culpi após a derrota para o Goiás na última quarta-feira não surtiram o efeito desejado.

Carlos Alberto e Têti, que entraram no lugar de Camacho e Valdo, respectivamente, não criaram quase nada. Já o novo ataque formado por Luizão (Delani) e Almir (Hugo) estava bem marcado e pouco fizeram. O único destaque das modificações foi o zagueiro Gustavo, que deu pouco espaço para Robinho.

Passado o sufoco inicial, o Botafogo saiu aos poucos para o ataque. E poderia ter feito o primeiro gol se Sandro tivesse acertado a cabeçada que bateu na trave aos 27 minutos. Quando parecia que o time carioca poderia equilibrar a partida, o volante Túlio deu entrada violenta no meia Diego e recebeu cartão vermelho.

Com um jogador a mais em campo, o Santos voltou a dominar o jogo. Porém, o time santista teve mais tempo com a bola nos pés, mas as chances foram poucas.

O panorama do segundo tempo não foi diferente. O Santos buscava a vitória de qualquer jeito e o Botafogo se defendia de todas as maneiras na espera de encontrar um contra-ataque.

De tanto insistir, os comandados de Leão chegaram ao primeiro gol aos 10 minutos com o meia Diego, que aproveitou rebote do goleirio Jefferson após chute de Robinho.

A partir daí, o Santos acumulou inúmeras oportunidades. Até que aos 27 minutos, Diego entrou livre na área botafoguense e chutou cruzado para ampliar o marcador.

SANTOS
Júlio Sérgio; Paulo César (Preto Casagrande), Alex, Alcides (Pereira) e Léo; Claiton, Renato, Elano e Diego; Robinho e Leandro Machado (Lopes)
Técnico: Emerson Leão

BOTAFOGO
Jefferson; Rodrigo Fernandes (Daniel), Sandro, Gustavo e Jorginho Paulista; Túlio, Fernando, Carlos Alberto e Têti (Valdo); Almir e Luizão (Márcio Gomes)
Técnico: Levir Culpi

Local: estádio Urbano Caldeira, em Santos (SP)
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (FIFA PE)
Auxiliares: Jossemar José Diniz Moutinho (PE) e Alcides Augusto de Lira Jr. (PE)
Cartão amarelo: Jorginho Paulista, Têti e Fernando (Botafogo); Paulo César e Preto Casagrande (Santos)
Cartão vermelho: Túlio (Botafogo)
Gols: Diego, aos 10 min e aos 27 min do segundo tempo

Veja a página especial do Brasileirão 2004.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Santos em 2004.

Veja as últimas notícias e leia sobre todos os jogos do Botafogo em 2004.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias