! Brasil joga contra França com uniforme comemorativo - 19/05/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/05/2004 - 09h37
Brasil joga contra França com uniforme comemorativo

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de futebol usa nesta quinta-feira, no jogo contra a França em comemoração do centenário da Fifa, um novo uniforme. A novidade foi inspirada na roupa usada em 1914, primeira partida oficial da seleção brasileira que jogou contra a equipe inglesa do Exeter City, no Rio de Janeiro, em ocasião da fundação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Divulgação 
Uniforme comemorativo desenvolvido para
a seleção brasileira inspirado em 1914
Para este jogo comemorativo, a Fifa solicitou à CBF que o Brasil se apresentasse com um uniforme histórico. A camisa que os jogadores usarão no Stade de France é branca, assim como o calção, tem gola pólo, cordões no decote e será usada apenas no primeiro tempo do amistoso (no segundo, o time brasileiro voltará a vestir seu uniforme atual).

As duas mangas da camisa possuem listras azuis, sendo que na direita está o selo comemorativo dos 100 anos da Fifa. Do lado esquerdo do peito, encontra-se o logo da extinta CBD (Confederação Brasileira de Desportos), confeccionado em feltro, como nos uniformes antigos. Os números são feitos de tecido e recortados e costurados nas costas.

O uniforme todo branco da Seleção Brasileira foi usado até a Copa de 1950, realizada no Brasil. Na Copa de 1954, na Suíça, o país usou a camisa amarela pela primeira vez e, a partir daí, a fez conhecida no mundo todo como símbolo do futebol brasileiro, o único que venceu cinco campeonatos mundiais.

"Me orgulho de fazer parte desta festa em Paris, na equipe que representa o futebol mais vitorioso dos 100 anos da Fifa, vestindo a primeira camisa da história da Seleção Brasileira", ressaltou Ronaldo, atacante do Real Madrid.

Os torcedores que acompanharem a partida França x Brasil também estranharão, alem do uniforme da seleção, a ausência de placas publicitárias no Stade de France. A Fifa optou por utilizar o espaço destinado à publicidade com mensagens contra o racismo e à favor do "fair play".


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias