! Santos goleia Paraná e mantém liderança - 15/08/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/08/2004 - 19h54
Santos goleia Paraná e mantém liderança

MBPress
No Rio de Janeiro

A liderança do Campeonato Brasileiro permanece com o Santos. Sem qualquer dificuldade, o alvinegro paulista derrotou o Paraná por 5 a 1, na noite deste domingo, na Vila Belmiro, e isolou-se na primeira colocação. Os gols foram marcados por Robinho e Basílio, duas vezes cada, e Léo. Christian descontou.

Folha Imagem 
Atacante Robinho comemora um de seus dois gols com o zagueiro Antônio Carlos
Este foi o 14º triunfo dos comandados de Wanderley Luxemburgo na competição. O time chegou aos 44 pontos e está um à frente do vice-líder Palmeiras, mantendo a primazia por oito rodadas consecutivas.

Em situação diametralmente oposta está o Paraná. O tricolor de Curitiba, que tem apenas 20 pontos, caiu para a lanterna. O técnico Gilson Kleina tem sido mantido no cargo pela diretoria, mas novamente deve enfrentar dias difíceis pela frente.

A supremacia santista em relação ao adversário ficou latente desde o primeiro minuto. Ao fim da etapa inicial, o clube da Vila Belmiro já vencia por 3 a 0. No segundo tempo houve um leve relaxamento, mas a diferença de gols mesmo assim foi ampliada.

O Santos coloca a ponta em jogo na próxima quarta-feira, contra o Botafogo, no Caio Martins. Na mesma data, o Paraná tentará sair da última posição contra o Vitória, no Pinheirão.

O jogo
Aproveitando-se da fragilidade do adversário, o Santos abriu o placar logo no primeiro ataque. Aos 2min, Basílio dividiu com a zaga no alto e a bola sobrou para Robinho. O atacante dominou e chutou no canto esquerdo de Flávio.

Em vantagem, os anfitriões diminuíram o ritmo e passaram a cadenciar o jogo, trocando passes laterais. A falta de objetividade possibilitou uma ligeira ascensão paranaense, mas sem nenhum perigo efetivo ao gol santista.

O Santos retomou o controle aos 17min, quando Robinho recebeu lançamento de Paulo César, dominou no peito e chutou cruzado. A bola passou riscando a trave direita de Flávio.

Aos 21min, o Paraná respondeu. Primeiro, William cobrou falta, a bola desviou na barreira e quase entrou no canto esquerdo. Na cobrança do escanteio, Sinval subiu livre e cabeceou para boa defesa de Tápia.

O segundo gol santista aconteceu aos 31min. Ricardinho enfiou bom passe na esquerda e Léo tocou no alto, na saída de Flávio, para ampliar. Sem muito se esforçar, os anfitriões fizeram mais um aos 42min.

Deivid recebeu livre na área e chutou em cima de Flávio. No rebote, Basílio, de cabeça, completou para o gol. Questionado, Tápia mostrou reflexo aos 46min, quando defendeu uma bola cabeceada à queima-roupa por William.

No segundo tempo, o Paraná quase diminuiu aos 3min. Canindé entrou na área e, desequilibrado, chutou para fora. Atacando de maneira consciente e envolvente, o Santos quase marcou o quarto aos 5min. Robinho arriscou, Flávio espalmou para o lado e, na rebatida, Deivid completou à esquerda da baliza.

Aos 11min, os visitantes quase receberam um presente. Após cruzamento da esquerda, Ricardo Bóvio foi cortar e por pouco não marcou gol contra. Entretanto, a bola tocou no travessão.

Amplamente superior, o alvinegro paulista pressionou e conseguiu mais um. Robinho tabelou de maneira sensacional com Basílio e recebeu na frente. Diante de Flávio, o atacante santista teve tranqüilidade para jogar a bola no ângulo superior esquerdo e marcar um dos gols mais belos do campeonato.

O Paraná diminuiu aos 29min. Após passe errado de Ricardo Bóvio, Christian roubou a bola, driblou Antônio Carlos e chutou rasteiro para marcar. Com a partida decidida, o jogo caiu de ritmo.

Em busca de uma redução na diferença do placar, os visitantes ameaçaram aos 40min. Contudo, a finalização de Edinho saiu por cima. Nos acréscimos, Basílio ainda conseguiu o quinto. O atacante aproveitou um presente de Beto, aos 46min, e deslocou Flávio.

SANTOS
Tápia; Paulo César, Antônio Carlos, André Luís e Léo; Fabinho (Luis Augusto), Ricardinho e Elano (Ricardo Bóvio); Basílio, Robinho e Deivid (Marcinho)
Técnico: Wanderley Luxemburgo

PARANÁ CLUBE
Flávio; Cláudio (Marcel), Fernando Lombardi, João Paulo e Edinho; Beto, Christian, Canindé e Fernando; William (Maranhão) e Sinval (Galvão)
Técnico: Gilson Kleina

Local: Estádio Urbano Caldeira, em Santos (SP)
Árbitro: Edílson Soares da Silva (RJ)
Auxiliares: João Luís Ribeiro Magalhães (RJ) e Marco Venício B. Sá Freire (RJ)
Cartões amarelos: Antônio Carlos (S), Bóvio (S), Fernando Lombardi (P), André Luís (S), Luís Augusto (S), Ricardinho (S), Marcel (P), Paulo César (S), Beto (P), Flávio (P)
Cartão vermelho: Beto (P)
Gols: Robinho, aos 2min, Léo, aos 31min, Basílio, aos 41min, do primeiro tempo; Robinho, aos 17min, Christian, aos 29min, e Basílio, aos 46min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias