! Prisão de argentino ganha repercussão internacional - 14/04/2005 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/04/2005 - 08h08
Prisão de argentino ganha repercussão internacional

Da Redação
Em São Paulo

O caso do zagueiro Leandro Desábato ganhou repercussão internacional. O argentino do Quilmes foi preso na noite desta quarta-feira por manifestações racistas contra o atacante Grafite, do São Paulo. O time paulista venceu por 3 a 1, no Morumbi, pela Copa Libertadores da América.

O "Olé", um dos principais jornais argentinos, amanheceu sem nenhum destaque para o episódio. Depois, abordou o assunto. "Na partida de ida, Grafite havia acusado os jogadores do Quilmes por racismo. Desta vez, o atacante do São Paulo voltou a incriminar o plantel argentino, mas deu uma passo além e realizou uma denúncia contra Leandro Desábato, que levou o defensor a ser detido pela polícia brasileira."

O jornal publica uma pequena entrevista do cônsul argentino em São Paulo, Norberto Vidal, à rádio "10", na qual ele disse que nesta manhã os advogados do jogador tentariam um "Habeas Corpus". "A legislação aqui é muito dura e o tema racial é bem atual."

O caso também ganhou destaque na mídia européia, como os jornais "As", da Espanha, "A Bola", de Portugal, e "Gazzetta delo Sport", da Itália. Alguns órgãos de imprensa dos Estados Unidos também veicularam o incidente, como "The New York Times", "CNN Internacional" e "Chicago Tribune".

A agressão verbal chegou até á Ásia, como mostra o "China View". "Desábato deverá ser incriminado por insultos racistas, e pode ser penalizado de um a três anos de prisão". O "Rediff", da Índia, também comentou o caso. "Desábato foi levado pela polícia para prestar depoimento. Grafite também foi à delegacia."

Veja em vídeo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias