! Santa Cruz vence a Portuguesa e retorna à elite - 26/11/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/11/2005 - 18h07
Santa Cruz vence a Portuguesa e retorna à elite

Da Redação
Em São Paulo

Após quatro anos, o estado de Pernambuco volta a ter um representante na elite nacional. Na tarde deste sábado, o Santa Cruz venceu a Portuguesa por 2 a 1, de virada, em Recife, e conquistou o vice-campeonato da Série B, garantindo direito ao acesso à Primeira Divisão. O time paulista, por sua vez, vai para o quarto ano na Segundona.

Equipe de melhor campanha durante a primeira fase, o Santa confirmou o favoritismo neste quadrangular final e carimbou passagem. Desta forma, o time tricolor voltará a disputar a Série A depois de quatro temporadas.

CHOQUE COM O ÁRBITRO
Aos 45min do primeiro tempo da partida entre Santa Cruz e Portuguesa, um lance inusitado aconteceu. O árbitro Heber Roberto Lopes trombou com o atacante Leandro Amaral, do time paulista, depois que este sofreu falta do volante Andrade.

Sentindo o choque, o juiz caiu no chão e pediu o atendimento dos médicos, que prontamente entraram no gramado. Quando a maca móvel se preparava para retirar Heber de campo, ele se levantou, disse que já estava bem e que prosseguiria apitando a partida.

"Eles [jogadores] vieram na minha diagonal e um deles me acertou na boca do estômago. Hoje em dia acontece de tudo com a arbitragem", disse de forma bem-humorada Heber.

Caso não tivesse condições de continuar comandando o jogo, o paranaense teria de ser substituído pelo quarto árbitro, que neste jogo era Antônio André Rodrigues de Souza.
A última vez foi em 2001, quando a equipe deixou a desejar e terminou o certame sendo rebaixada. Para dar a volta por cima agora, o fator casa foi fundamental. A equipe completou neste sábado 34 partidas de invencibilidade no Arruda e, durante a Segunda Divisão, não foi derrotada em nenhum jogo.

Para isso, teve ao seu lado o apoio de sua fanática torcida, que nesta tarde lotou o estádio e empurrou o time. Depois de levar um susto com o gol de Cléber no começo, os torcedores foram à loucura com os dois gols marcados por Reinaldo no fim do primeiro tempo, virando a partida.

"Estava passando por um momento difícil. A torcida já queria a minha saída do time", citou Reinaldo, que não balançava as redes havia cinco jogos.

Entretanto, a festa dos pernambucanos contrasta com a tristeza paulista neste sábado. Há três anos amargando a Série B, a Portuguesa terá que se conformar com mais uma temporada longe da elite do futebol brasileiro.

Em 2005, o clube ao menos se reestruturou, acabou com os problemas dos salários atrasados e depois de quase ser rebaixado no Campeonato Paulista, fez boa campanha na Segunda Divisão e pela primeira vez desde a queda chegou ao quadrangular final da competição.

O jogo
Quem esperava que os donos da casa exercessem uma forte pressão no inicio do jogo, se enganou. Marcando os pernambucanos no campo de ataque, a Portuguesa começou melhor a partida e logo ameaçou com os avanços de Johnson pela esquerda.

Aos 5min, o angolano invadiu a área pela esquerda e chutou forte, mas Cléber espalmou para fora. Mas, aos 19min, o atacante teve mais felicidade. Após aplicar um drible em Carlinhos, foi empurrado pelo zagueiro dentro da área. Pênalti, que Cléber cobrou com categoria e abriu o placar.

Atônito, o Santa não esboçou reação e por pouco Johnson não ampliou aos 22min, mas o atacante concluiu mal duas vezes no mesmo lance, ao entrar cara a cara. O primeiro arremate foi em cima de Cléber, que defendeu parcialmente, mas, no rebote, Johnson bateu mal e Valença afastou.

Aos poucos, a Portuguesa diminuiu o ritmo e o Santa cresceu. Apesar de pouco objetivo, os donos da casa conseguiram o que parecia improvável até aquele momento: virar a partida. Aos 38min, Carlinhos Bala avançou pela direita e cruzou rasteiro. Reinaldo dominou na marca do pênalti, girou em cima de Du Lopes e bateu no ângulo direito de Gléguer.

O gol animou o Santa Cruz, que, empurrado pela torcida, não demorou a marcar o segundo. Aos 41min, Rosembrick cruzou na pequena área e Reinaldo desviou com estilo de cabeça, marcando seu segundo gol no jogo.

A Portuguesa ainda teve a chance de ir para o intervalo com a igualdade no placar, mas Cléber cobrou falta no travessão. "O placar era favorável para a gente, mas demos dois moles atrás e levamos a virada. Isso não pode acontecer", lamentou na saída de campo o atacante Leandro Amaral, da Portuguesa.

Na volta para o segundo tempo, os paulistas retornaram com Celsinho na vaga de Rafael Toledo. Mas, logo aos 2min, o Santa quase ampliou em grande estilo. Xavier arrancou desde o meio-campo, passou por dois marcadores, driblou o goleiro Gléguer e chutou de bico. Leonardo, em cima da linha, salvou os visitantes.

A Portuguesa, precisando virar, passou a atacar, mas deu espaços para o contra-ataque. Num deles, aos 16min, Rosembrick bateu da meia-lua e Gléguer defendeu bem. Aos 22min, Carlinhos Bala cobrou falta com violência e acertou o travessão paulista.

Depois disso, o técnico Giba colocou Oliveira e Mendes e a equipe da Portuguesa foi toda para o ataque. Aos 36min, Mendes bateu cruzado e a bola passou raspando a trave esquerda de Cléber. Aos 40min, Johnson perdeu chance incrível, ao chutar da pequena área em cima de Cléber, que fez milagrosa defesa e garantiu o triunfo pernambucano.

SANTA CRUZ
Cléber; Osmar, Carlinhos, Valença e Xavier; Júnior Maranhão, Andrade, Lecheva (Adriano) e Rosembrick (Leonardo); Carlinhos Bala e Reinaldo
Técnico: Givanildo de Oliveira

PORTUGUESA
Gléguer; Wilton Goiano (Mendes), Du Lopes, Sílvio Criciúma e Leonardo; Almir, Rafael Toledo (Celsinho), Cléber e Alexandre; Leandro Amaral (Oliveira) e Johnson
Técnico: Giba

Local: estádio do Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa - PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa - PR) e Rogério Carlos Rolim (PR)
Cartões amarelos: Carlinhos (S), Carlinhos Bala (S), Leonardo (P), Wilton Goiano (P), Johnson (P), Oliveira (P)
Gols: Cléber, aos 20min, Reinaldo, aos 38min e 41min do primeiro tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias