! Fifa recua e coloca o Corinthians na lista dos campeões mundiais - 02/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  02/12/2005 - 09h05
Fifa recua e coloca o Corinthians na lista dos campeões mundiais

Da Redação
Em São Paulo

Arquivo
Rincón levanta a taça do 1º Mundial de Clubes da Fifa, que foi realizado no Brasil
A Fifa publicou nesta sexta-feira uma nova versão da lista das equipes que a entidade considera campeãs mundiais de clubes e, diferentemente da primeira, incluiu o Corinthians.

Inicialmente a página exibia apenas os times que conquistaram a Taça Intercontinental e a Copa Toyota.

Enquanto o título da Intercontinental era disputado em partidas de ida e volta entre os campeões sul-americano e europeu, a Copa Toyota reuniu a partir de 1980 os mesmos vencedores em jogo único, no Japão.

O Corinthians conquistou em 2000, no Brasil, o primeiro torneio mundial de clubes organizado pela Fifa. Antes dessa data, inclusive, a entidade não reconhecia os vencedores da Copa Toyota ou Intercontinental como "campeões mundiais".

A Fifa mudou sua postura quando não conseguiu realizar a segunda edição do Mundial de Clubes, na Espanha, em 2001, por falta de recursos.

Com isso, obteve posteriormente acordo com os organizadores da Copa Toyota para realizar seu mundial ampliando o formato utilizado na competição japonesa.

Neste ano irão participar do torneio, entre 11 e 18 de dezembro, o Deportivo Saprissa (Costa Rica), Liverpool (Inglaterra), Sydney FC (Austrália), São Paulo, Al Ittihad (Arábia Saudita) e Al Ahly (Egito).

Oficialmente, a Fifa chama a competição de "FIFA Club World Championship TOYOTA Cup Japan".

Antes mesmo da correção no site da Fifa, os jogadores do Corinthians não demonstravam preocupação. "O Corinthians sabe que é o campeão e não precisa ter o nome em nenhuma lista", afirmou o lateral-direito Coelho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias