! Abel Braga é o novo técnico do Internacional - 13/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/12/2005 - 08h46
Abel Braga é o novo técnico do Internacional

Do Pelé.net
Em Porto Alegre

Os dirigentes do Internacional foram rápidos e, menos de 24 horas após o pedido de demissão feito por Muricy Ramalho, já acertaram com o novo treinador para comandar o time na temporada 2006, que marca o retorno do clube à Copa Libertadores da América 13 anos depois de sua última participação. O escolhido para assumir o cargo foi Abel Braga, que durante o Brasileirão 2005 esteve à frente do Fluminense.

Arquivo
Durante a temporada de 2005, Abel Braga esteve à frente do time do Fluminense
Abelão, como e conhecido por todos no Beira-Rio, foi o mesmo treinador que, em 1989, após ter acabado o Campeonato Nacional em 2º lugar, perdendo a final para o Bahia, levou o Colorado até as semifinais da Libertadores. Após vencer o primeiro jogo daquela etapa da competição sobre o Olímpia por 1x0, no Paraguai, o Inter acabou sendo derrotado em casa no jogo de volta, por 3x2, e na seqüência perdeu a disputa de pênaltis e foi eliminado.

Nesses últimos dias, como o nome de Abel Braga voltou a ser citado com freqüência como possível treinador do time para o ano que vem, vários conselheiros pressionaram a diretoria, contrários à escolha. A justificativa para esse posicionamento estaria relacionada aos constantes insucessos do treinador, nos momentos decisivos, como as duas derrotas consecutivas em duas finais de Copa Brasil - 2004 e 2005 - e a queda vertiginosa do Fluminense no Brasileiro 2005, quando perdeu os últimos cinco jogos e não chegou sequer à Libertadores da América.

Abel tem explicações para os dois casos. Ao referir-se aos fracassos nas duas finais da Copa, lembrou uma velha frase, em entrevista a rádios de Porto Alegre, nesta segunda-feira, antes mesmo de acertar seu retorno ao Inter: "Só perdeu uma decisão quem chega até ela". Já sobre o final ruim do Flu no Brasileirão, comentou: "Jogamos todo o campeonato fora de casa e ainda conseguimos chegar em 5º lugar". A referência foi ao fato de que o clube foi obrigado a disputar seus jogos na cidade de Volta Redonda.

Abel Braga, carioca de 53 anos (1/9/1952), deve chegar a Porto Alegre por volta do meio-dia. Ele já trabalhou no Internacional em três oportunidades, a última delas em 1995. Ou seja, sua última passagem foi há 10 anos, o que o motivou a declarar que "já estava na hora de voltar".

Fernando Carvalho, presidente do Inter, e Vitório Píffero, vice de futebol do clube, definiram a contratação de Abel perto no começo da madrugada desta terça, após jantar no Rio de Janeiro. Os dirigentes haviam deixado Porto Alegre no final da tarde, anunciado que iriam para São Paulo, numa tentativa de despistar a imprensa, sem sucesso.

Só para assinantes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias