! Seleção brasileira volta a ter estrangeiro depois de 63 anos - 26/12/2005 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  26/12/2005 - 09h10
Seleção brasileira volta a ter estrangeiro depois de 63 anos

Da Redação
Em São Paulo

Os estrangeiros estão na moda no futebol brasileiro. No ano em que o argentino Carlos Tevez foi o eleito o principal jogador do Campeonato Brasileiro, competição em que nomes como Petkovic, Lugano e Gamarra também se destacaram, a seleção nacional volta a contar com um "forasteiro". A informação é da edição desta segunda-feira da Folha de S. Paulo.

Trata-se de Marcelo Martins Moreno, 1,88 m e 78 kg, que nasceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. O atacante das categorias de base do Vitória estreou na equipe sub-18. Primeiro, num amistoso diante da Caldense em Minas Gerais. Depois, em partida oficial pela Copa Sendai, contra Tohuko, no Japão.

"É uma honra e um sonho saber que sou pioneiro nos times de base e que posso vestir a camisa do melhor futebol do mundo", diz Moreno, filho do ex-jogador brasileiro Mauro Martins, que defendeu o Palmeiras na década de 70, e da boliviana Ruth Moreno.

Além das desistências de alguns jogadores, como o lateral-direito Eduardo (Corinthians) e o atacante Oliveira (Flamengo), a convocação de Moreno, revelado em seu país natal pelo Oriente Petrolero, foi possível pelo fato de o atleta possuir dupla nacionalidade.

Antes do jogador do Vitória, apenas quatro estrangeiros defenderam o país, de acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Já passaram pela seleção o italiano Francisco Police, que atuou num único amistoso em 1918, o inglês Sidney Pullen, que fez cinco jogos de 1916 a 1917, e o goleiro português Casemiro do Amaral, que defendeu o Brasil em seis jogos e sofreu 14 gols.

Por fim, o atacante Rodolfo Barteczko, o Patesko, disputou 34 duelos pelo Brasil, quatro deles nas Copas de 1934 e 1938. O jogador, que tinha origem polonesa, era até o surgimento de Moreno o último estrangeiro a ter atuado pelo país.

*Leia a reportagem completa no site da Folha de S. Paulo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias