! Corinthians espanta crise e goleia a Portuguesa Santista - 15/01/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/01/2006 - 20h04
Corinthians espanta crise e goleia a Portuguesa Santista

Da Redação
Em São Paulo

Sem Tevez, sem Gustavo Nery e sem crise. Com boa atuação da dupla Nilmar e Rafael Moura, o Corinthians conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Neste domingo à tarde, no Pacaembu, o time alvinegro goleou a Portuguesa Santista por 5 a 1.

Além da reabilitação no campeonato - perdeu na estréia para o Noroeste, o Corinthians atinge um objetivo traçado pelo técnico Antônio Lopes. O time alvinegro, principalmente no primeiro tempo, mostrou um futebol melhor do que o jogado em Bauru na primeira rodada.

EFE
Rafael Moura e Nilmar comemoram o quinto gol do Corinthians
O Corinthians não teve em campo alguns jogadores considerados titulares, como o atacante argentino Carlitos Tevez, liberado para viajar à Argentina, o lateral-esquerdo Gustavo Nery, suspenso, além do lateral-direito Coelho e do zagueiro Wéscley.

Mas se a derrota para o Noroeste e a dispensa de Tevez para folgar causaram desconforto no elenco durante a semana, Nilmar e Rafael Moura trataram de acabar com qualquer mal-estar logo nos primeiros minutos de jogo.

Com boa movimentação e muita disposição, a dupla infernizou a zaga santista e, em pouco mais de dez minutos, conquistou um pênalti - Carlos Alberto desperdiçou, marcou dois gols e ainda acertou a trave da Portuguesa uma vez.

Na etapa final, com Elton no lugar de Carlos Alberto, o Corinthians continuou melhor e construiu sua goleada com dois lindos gols no fim, do próprio Elton e de Nilmar, após chapéu em zagueiro da Portuguesa.

Para buscar a segunda vitória, o Corinthians voltará a jogar na próxima quinta-feira, novamente no Pacaembu, contra o Juventus. Um dia antes a Portuguesa Santista recebe o Mogi Mirim, no Ulrico Mursa, em Santos.

O jogo
O início do jogo foi uma avalanche corintiana para cima da Portuguesa Santista. Logo a 1min, Nilmar foi derrubado por Emerson na área. Carlos Alberto cobrou o pênalti, mas pegou muito mal na bola e mandou para fora do gol.

Sem se abater, o Corinthians abriu o placar aos 6min. Rafael Moura 'dividiu' com seu companheiro Rosinei. O atacante, porém, ficou com a bola, passou por Ronaldo e bateu cruzado, marcando seu primeiro gol com a camisa do Corinthians.

Dois minutos depois os donos da casa ampliaram. Fininho cruzou da direita e Nilmar, de cabeça, marcou. Aos 11min, Rafael Moura, um dos destaques do jogo, recebeu livre na área e também tocou de cabeça. A bola, porém, bateu na trave.

Diminuindo um pouco o ritmo, mas sem perder o domínio do jogo, o Corinthians ainda teve boa chance aos 25min, em chute para fora de Nilmar. A Portuguesa Santista só chegou aos 47min, após cobrança de escanteio. E diminuiu. Lincon, de cabeça, fez o seu.

Com a falta de oportunidades na segunda metade da etapa inicial, o atacante Nilmar pediu velocidade ao Corinthians. "A marcação está forte, com bastante faltas. Temos de soltar mais a bola e procurar espaços", disse no intervalo.

E com Elton no lugar de Carlos Alberto, contundido, o Corinthians conseguiu a velocidade pretendida. Melhor para Nilmar. Logo a 1min do segundo tempo, Elton fez boa jogada e cruzou. Betão chutou, Ronaldo deu rebote e Nilmar marcou.

No entanto, a vantagem de dois gols voltou a funcionar como freio ao time do Corinthians. Sem o mesmo ritmo, a equipe alvinegra pouco criou no ataque. No sistema defensivo, com a entrada de Marcus Vinícius no lugar de Sebá, os donos da casa evitaram grandes sustos.

A Portuguesa Santista, apesar de tentar sair mais para o jogo, também ameaçou pouco. O time visitante apenas reclamou muito de dois supostos pênaltis não marcados em cima de Lincon.

Já no final do jogo, o Corinthians voltou a crescer e fechou sua goleada. Aos 42min Elton driblou Ronaldo e fez o seu. Para fechar o placar, Nilmar, aos 46min, deu um chapéu em Accioly e marcou um golaço no Pacaembu.

CORINTHIANS
Marcelo; Eduardo Ratinho, Betão, Sebá (Marcus Vinícius) e Fininho; Marcelo Mattos, Bruno Octávio, Rosinei (Dinélson) e Carlos Alberto (Elton); Nilmar e Rafael Moura
Técnico: Antônio Lopes

PORTUGUESA SANTISTA
Ronaldo; Marco Aurélio (Ricardo Miranda), Accioly, Joel e Jaílson; Carlinhos (Edson Souza), Emerson, Júlio César e Rodrigo Beckham (Daniel); Lincon e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Guedes

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Eduardo César Coronado Coelho
Cartões amarelos: Emerson (P), Carlinhos, (P), Rafael Moura (C), Ronaldo (P)
Público: 8.161
Renda: 20.480
Gols: Rafael Moura, aos 6min, Nilmar, aos 8min, e Lincon, aos 47min do primeiro tempo; Nilmar, a 1min, Elton, aos 42min, e Nilmar, aos 46min do segundo tempo

Leia mais
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias