! Portuguesa perde e segue na zona do descenso - 04/03/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  04/03/2006 - 20h02
Portuguesa perde e segue na zona do descenso

Da Redação
Em São Paulo

O drama da Portuguesa no Campeonato Paulista parece não ter fim. Na briga para fugir da zona do rebaixamento, o time do Canindé foi até Santos na noite deste sábado e voltou com o sexto jogo seguido sem vitória na competição. No estádio Ulrico Mursa, a equipe paulista foi derrotada por 2 a 1 pela Portuguesa Santista. A partida foi válida pela 13ª rodada do Estadual.

Mas, se o resultado significou a manutenção de um jejum para a Portuguesa, serviu de alívio para a rival santista. Com a vitória, o time da Baixada pôs fim a uma seqüência de cinco derrotas no Paulistão.

Do lado da Portuguesa, a derrota ainda marcou a estréia de Edinho Nazareth no comando da equipe. O treinador, que já havia passado pelo clube em 1997, chegou há dois dias no Canindé para substituir Giba.

PIOR ATAQUE DE SÃO PAULO
O gol marcado por Diogo logo aos 5min do segundo tempo pôs fim ao jejum de gols da Portuguesa no Paulistão. O time do Canindé não marcava um gol havia mais de 279 minutos.

Apesar de Diogo ter balançado as redes, o time do Canindé manteve o posto de pior ataque do Campeonato Estadual. Em 13 partidas disputadas pelo certame, a equipe rubro-verde marcou apenas 12 vezes.

O número de gols da Portuguesa é inferior, inclusive, ao total de tentos marcados pelo artilheiro do certame. Nilmar, atacante do Corinthians, balançou as redes 15 vezes até aqui.
Mas se o novo treinador mal teve tempo para preparar a equipe para sua estréia do comando da Portuguesa, o mesmo não acontecerá para o próximo compromisso do time Canindé. Ele terá toda a semana para treinar a equipe, que só volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Palmeiras, em casa. Atualmente, o time do Canindé é o 19º colocado, com 11 pontos somados até aqui.

Já a Portuguesa Santista, que beirava a zona de rebaixamento, conseguiu respirar na competição. Agora, o time da Baixada Santista é a 15ª com 15 pontos.

A equipe comandada por Edu Marangon volta a campo também no próximo sábado. Fora de casa, encara o São Caetano. A partida está marcada para as 18h10.

O jogo
Na busca pela vitória após seis jogos sem vencer, a Portuguesa começou pressionando os donos da casa. No entanto, após desperdiçar algumas oportunidades de gol, acabou dando espaço para que o adversário chegasse ao ataque.

Em uma das poucas subidas ao ataque na etapa inicial, aos 23min, a bola acertou o braço de Silvio Criciúma e o árbitro marcou pênalti. Rodrigo cobrou, mas Gléguer conseguiu espalmar. No entanto, Lincoln conseguiu ficar com o rebote e bateu na saída do goleiro para abrir o placar para a Portuguesa Santista.

O gol abalou o time comandado por Edinho Nazareth, que não conseguiu criar lances capazes de assustar o gol da Portuguesa Santista. E os donos da casa aproveitaram o momento ruim do adversário na partida para ampliar.

Aos 40 min, Jonas arriscou chute forte de fora da área e não deu chances para Gléguer. Restou ao goleiro apenas reclamar bastante com a sua defesa, que permitiu que o jogador adversário arriscasse de longe.

Para a segunda etapa, nenhum dos treinadores fez modificações em suas equipes e, logo aos 5min, a Portuguesa conseguiu diminuir.

No primeiro lance de ataque do segundo tempo, Diogo recebeu passe de Leandro Amaral e, mesmo desequilibrado, tocou para o fundo do gol do goleiro Cristiano.

Depois do gol, a Portuguesa seguiu pressionando e, ao contrário do primeiro tempo, passou a ter maior volume de jogo. Aos 20min, Joãozinho invadiu a área do time santista e bateu colocado. O goleiro Cristiano, bem posicionado, fez a defesa.

No entanto, a tentativa de recuperação ficou mais complicada aos 33min. O árbitro interpretou uma cotovelada de Diogo em dividida de bola e expulsou o jogador da Portuguesa.

O time visitante ainda tentou o gol de empate, mas não foi capaz de vencer o goleiro Cristiano e acumulou o sexto jogo sem vitória.

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias