! Com jovens, Corinthians tropeça contra o América - 19/03/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  19/03/2006 - 17h58
Com jovens, Corinthians tropeça contra o América

Da Redação
Em São Paulo

A garotada do Corinthians tropeçou no América, em São José do Rio Preto, e comprometeu ainda mais as poucas chances que a equipe de Parque São Jorge tinha na briga pelo título do Campeonato Paulista. Fora de casa, o time comandando interinamente por Ademar Braga perdeu, de virada, por 2 a 1.

Com o resultado, o Corinthians estaciona nos 25 pontos. Com a vitória do Santos sobre o Ituano, a equipe da capital terminou a rodada na sexta colocação. Agora, a distância para o líder da competição já chega a nove pontos. O América, por sua vez, vem logo em seguida. Está na sétima colocação com 21 pontos.

A derrota para o América marcou a estréia do interino Ademar Braga no comando do Corinthians. No entanto, este pode ter sido o primeiro e possivelmente o único jogo que o preparador físico fez como treinador alvinegro. O homem forte da MSI, Kia Joorabchian, já se posicionou sobre quem ele julga ser o nome ideal para comandar a equipe alvinegra: Paulo Autuori.

O CAMINHO DO CORINTHIANS
AdversárioDataLocal
Palmeiras26/03campo neutro
Guarani29 ou 30/03casa
Ponte Preta01 ou 02/04fora
Paulista09/04casa
Embora não seja o nome favorito da parceira do clube, Ademar Braga atendeu os anseios da MSI e escalou uma equipe recheada de reservas. A intenção do treinador foi poupar os principais titulares para encarar o Tigres no meio de semana, pela Libertadores. O torneio continental é declaradamente encarado como prioridade pela investidora.

Entre os jogadores jovens que estiveram em campo pelo time do Corinthians, o grande destaque foi Élton. O meia, revelado nas categorias de base do Parque São Jorge, deu trabalho à defesa do América com jogadas em velocidade. Na primeira etapa, chegou a sofrer um pênalti não marcado pelo árbitro.

Os erros da arbitragem foram apontados pelo treinador do Corinthians como principal responsável pela derrota. "Tivemos três pênaltis não marcados e isso fez diferença contra o nosso time. Eu só lamento que jogadores tão jovens como os que jogram hoje tenham um contato tão precoce com uma arbitragem tão fraca", lamentou Ademar.

O Corinthians volta a campo para atuar pelo Campeonato Paulista no próximo domingo. No Morumbi, encara o rival Palmeiras. Antes disso, no entanto, a equipe de Parque São Jorge volta suas atenções para a Libertadores de América. Na quarta-feira, recebe o Tigres, do México.

A vitória pelo campeonato continetal é indispensável para que a equipe alvinegra siga na briga por uma vaga na próxima fase. Com quatro pontos, o Corinthians é o terceiro colocado do Grupo 4, com o mesmo número de pontos do vice-líder Universidad Católica. Na ponta da tabela está o Tigres, com seis pontos somados.

O jogo
Com um meio-campo repleto de jogadores inexperientes, o Corinthians começou a partida com pouca criatividade e errando alguns passes. Desta maneira, o jogo ficou truncado e as duas equipes passaram a apostar nas jogadas em bolas aéreas.

Foi desta maneira que, aos15min, o time de Parque São Jorge abriu o placar. Rubens Júnior cruzou da esquerda e Marcelo Mattos, único titular absoluto que atuou nesta tarde, subiu de cabeça para abrir o placar.

Dois minutos depois, o Corinthians teve chance de ampliar a vantagem. O jovem Akaí arrancou pela direita e, livre de marcação, invadiu a área. Na hora de finalizar, preferiu passar a bola para Rafael Moura, que chegava pelo centro. O toque, no entanto, foi fraco e o goleiro André Zuba interceptou.

Também querendo mostrar serviço, aos 27min, deixou dois marcadores para trás e bateu. André Zuba, bem posicionado, espalmou para fora.

O América, por sua vez, não conseguiu levar perigo ao gol do Corinthians durante toda a primeira etapa. Mesmo assim os donos da casa garantiram o empate aos 33min. Após cobrança de escanteio da esquerda, a bola cruzou a área, bateu nas pernas do volante Carlão e foi parar no fundo do gol.

Para o segundo tempo, Ademar Braga decidiu mudar o time. Percebendo que o ponto forte de seu time estava nas arrancadas de Élton, o treinador sacou o atacante Akaí e colocou Ji-Paraná em campo.

Apesar da mudança ter dado mais liberdade para o meia, o jogo ficou novamente truncado. O Corinthians ainda teve boas chances em jogadas de contra-ataque, mas errou muitos passes e não conseguiu levar perigo real à meta de André Zuba.

A primeira grande chance saiu de um cruzamento errado de Marcelo Mattos. Aos 30min, o volante tentou jogada aérea da direita e a bola ganhou efeito e foi na direção do gol. O goleiro do América, bem posicionado, espalmou para escanteio.

Aos 39, Willian cobrou falta da entrada da área e virou o jogo em São José do Rio Preto.

AMÉRICA
André Zuba; Baggio, Carlinhos e Luís Maranhão; Adriano Peixe (Nenê), Roger, Du, Mário André (Reginaldo) e João Paulo; Danilinho e Chumbinho (William)
Técnico: Roberval Davino

CORINTHIANS
Marcelo; Edson, Wendel, Marquinhos (Renato Santos) e Rubens Júnior; Carlão, Marcelo Mattos, Renato (Willian) e Élton; Akai (Ji-Paraná) e Rafael Moura
Técnico: Ademar Braga

Local: Estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP)
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Auxiliares: Maria Elisa Barbosa e Dante Júnior
Cartões amarelos: João Paulo (A), Roger (A), Edson (C), Reginaldo (A), Marquinhos (C), Adriano (A)
Gols: Marcelo Mattos, aos 15min, Carlão (contra), aos 39min do primeiro tempo; Willian, aos 39min do segundo tempo

Leia mais

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias