! Campeão do mundo em 1998, Barthez anuncia aposentadoria - 05/10/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/10/2006 - 15h57
Campeão do mundo em 1998, Barthez anuncia aposentadoria

Das agências internacionais
Em Paris (França)

O goleiro Fabien Barthez, 35 anos, titular da França em três Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006), anunciou nesta quinta-feira que está se despedindo do futebol profissional.

AFP
Aposentado, Barthez foi titular da França em três Copas do Mundo consecutivas
PERFIL DO GOLEIRO FABIEN BARTHEZ
"Estou começando uma nova vida. Vou continuar me divertindo, mas agora sem o futebol", declarou Barthez nesta quinta-feira em entrevista à rede de TV TF1.

"Alguns goleiros atuam até os 37, 38 anos. Mas eu preciso de uma aventura humana, alguma coisa dessas", emendou o goleiro.

Barthez não atua desde 9 de julho, quando defendeu a França na final da última Copa. O goleiro estava sem contrato com nenhuma equipe. No primeiro semestre, havia rescindido com o Olympique de Marselha para se dedicar exclusivamente à preparação para o Mundial da Alemanha.

Na última Copa, Barthez foi pivô de uma polêmica na seleção francesa. Dias antes do começo do Mundial, seu reserva, Gregory Coupet, reivindicou a posição de titular junto ao técnico Raymond Domenech, criando situação de mal-estar dentro do elenco.

Pela seleção da França, Barthez deixa retrospecto de 87 partidas, incluindo o recorde nacional de 17 jogos em Copas.

Como titular da seleção francesa, o goleiro participou das conquistas da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2000.

Em 1998, Barthez enfrentou o Brasil na final da Copa do Mundo, disputada no Stade de France, quando a seleção local bateu a equipe de Mário Zagallo por 3 a 0.

O goleiro francês era conhecido por cultivar hábitos excêntricos para um jogador profissional, como fumar. Em competições oficiais, costumava usar a camisa de número 16.

Com o Olympique, ainda no começo de carreira, Barthez participou da conquista da Liga dos Campeões de 1993. Consolidou seu nome no futebol francês defendendo o Monaco. Anos depois, defendeu o Manchester United por três temporadas, antes de retornar para a equipe de Marselha em 2003.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias