! Santos vence o Grêmio e ganha ânimo pelo título - 08/10/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/10/2006 - 20h09
Santos vence o Grêmio e ganha ânimo pelo título

Da Redação
Em São Paulo

Principais concorrentes do São Paulo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, Santos e Grêmio se enfrentaram neste domingo, na Vila Belmiro, disputando a vice-liderança da competição nacional. O time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu vencer por 1 a 0, atingir a segunda colocação e agora aparece como o principal concorrente dos são-paulinos ao título.

SANTOS ASSUME 2º LUGAR
Folha Imagem
Santos e Grêmio travaram duelo pela vice-liderança na Vila Belmiro
Folha Imagem
O Grêmio cercou Santos e, na defensiva, perdeu controle do jogo
Folha Imagem
Gol:Cleber Santana cobrou falta; no rebote, Domingos marcou e definiu
FOTOS DA RODADA
JUCA COMENTA O JOGO
HUGO DIZ QUE FOI ROUBADO
PATRÍCIO FALA SOBRE O JOGO
SANTISTAS TÊM ESPERANÇA
MANO LAMENTA DERROTA
ENTREVISTA COM LUXA
Com a vitória, o Santos chega aos 49 pontos, ultrapassa o adversário deste domingo e fica a sete pontos do São Paulo. Já o Grêmio estaciona nos 48 e vê a vantagem são-paulina sobre ele aumentar para oito pontos. A dez rodadas do final da competição, a diferença fica muito grande, mas a equipe de Vanderlei Luxemburgo volta a sonhar com o título.

Após o empate com o Fluminense, na Vila Belmiro, no dia 20 de setembro, Luxemburgo chegou a dizer que o Santos estava virtualmente fora da disputa pela taça, e que a luta seria por uma vaga na Libertadores. Agora, porém, os santistas ganham ânimo após vencer o Corinthians no meio de semana e o Grêmio neste domingo.

"O título é possível, pois ainda vamos enfrentar o São Paulo aqui na Vila Belmiro. Mas não adianta pensar neles, antes precisamos fazer o nosso papel. E a dedicação tem sido fundamental. Daqui para a frente só podemos pensar em vencer", disse o zagueiro santista Luiz Alberto.

Mas apesar de santistas e gremistas terem entrado em campo precisando da vitória, o que se viu este domingo na Vila Belmiro foi muita cautela de ambos os lados. As duas equipes entraram em campo cheias de desfalques importantes, como Zé Roberto pelo Santos, e Lucas pelo Grêmio, e fizeram um jogo de muita marcação.

Assim, a única forma que havia de chegar ao gol adversário era de bola parada. E foi o que fez o Santos. Domingos aproveitou rebote da falta cobrada por Cléber Santana e fez o gol da vitória santista, aos 35min do primeiro tempo.

Com o triunfo, o Santos ainda confirmou a ótima campanha que faz neste Campeonato Brasileiro atuando como mandante. Em 14 jogos, foram 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Dos 14 triunfos santistas neste Brasileiro, apenas três foram longe da Vila Belmiro, e todos em clássicos paulistas (Palmeiras, São Paulo e Corinthians).

Na próxima rodada, as duas equipes jogam como mandante. Enquanto o Santos vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, o Grêmio pega o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, no ABC paulista. Ambas as partidas acontecem no próximo sábado, às 18h10.

O jogo
Santos e Grêmio iniciaram a partida deste sábado na Vila Belmiro com muita cautela. Enquanto o time da casa tocava a bola, os visitantes cercavam e não davam espaço para o adversário. No entanto, essa postura defensiva dos gaúchos fez com que a equipe alvinegra tomasse conta da partida.

Porém, o time de Vanderlei Luxemburgo não conseguiu furar o bloqueio gremista nos primeiros minutos, e ainda viu a equipe tricolor buscar o gol nos contra-ataques. Mas a marcação do Santos também se mostrou muito eficiente e não deu espaços para o Grêmio.

A melhor chance gaúcha aconteceu depois de falha de Felipe. O goleiro santista saiu jogando mal, o Grêmio ficou com a bola e, no final, Ramón tocou para Hugo na esquerda e o meio-campista chutou cruzado, para fora.

E foi em uma jogada de bola parada que o Santos chegou ao gol. Cléber Santana cobrou falta com força, a bola explodiu na trave e Domingos aproveitou o rebote para abrir o marcador, de cabeça, aos 35min. Depois disso, o Santos cresceu no jogo e dominou até o fim da etapa inicial.

Na volta do intervalo, logo aos 3min, Domingos se estranhou com Hugo e o árbitro expulsou os dois. Depois disso, o Santos começou a pressionar o Grêmio e o jogo ficou mais aberto. Mas mesmo assim, nenhuma das duas equipes criou chances claras de gol até os 20min.

A primeira grande chance da segunda etapa foi só aos 23min. Luiz Alberto aproveitou a confusão na área após cruzamento na cobrança de escanteio, dominou e chutou. Por cima do gol de Marcelo Grohe.

Depois disso, o jogo ficou mais aberto, apesar da cautela adotada pelo time santista. A dez minutos do final, porém, o Grêmio ainda foi para cima para tentar o empate. Mas quem levou mais perigo foi a equipe da casa, principalmente nos contra-ataques.

SANTOS
Felipe; Ronaldo Guiaro, Luiz Alberto e Domingos; Denis, Heleno, Cléber Santana, Rodrigo Tabata (Carlinhos), Rodrigo Tiuí e Jonas (Renatinho)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Patrício, Pereira, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio (Alessandro), Sandro Goiano, Tchecoe Hugo; Ramón (Herrera) e Rômulo (Ricardinho)
Técnico: Mano Menezes.

Local: estádio Vila Belmiro, em Santos/SP
Árbitro: Clever Assunção Gonçalves/MG
Assistentes: Marco Antônio Gomes e Márcio Eustáquio S. Santiago/MG
Cartões amarelos: Heleno (S), Pereira (G), Bruno Teles (G), Alessandro
Cartões vermelhos: Hugo (G), Domingos (S)
Gol: Domingos, aos 35min do primeiro tempo

Leia mais
Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias