! Após 24 anos, Inter quer acabar com nova festa do Barcelona - 15/12/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  15/12/2006 - 16h45
Após 24 anos, Inter quer acabar com nova festa do Barcelona

Evandro César Lopes
Enviado especial do UOL
Em Yokohama (Japão)

Vinte e quatro anos depois, o Internacional tenta acabar com mais uma festa do Barcelona, desta vez por um motivo muito mais nobre, a conquista do Mundial de Clubes da Fifa, feito inédito não só para os gaúchos como para o elenco comandado por Ronaldinho Gaúcho.

Arquivo/FI
Maradona teve a estréia pelo Barcelona "azedada" pelo Internacional, em 1982
PERFIL DE DIEGO MARADONA
Para fazer história, os comandados de Abel Braga precisam repetir o feito obtido em 1982, quando o time que, entre outros, tinha em seu elenco Mauro Galvão e Ruben Paz e superou os espanhóis em partida que marcou a estréia de Maradona com a camisa do Barcelona no estádio Camp Nou.

No dia 24 de agosto de 1982, em confronto válido pelo troféu Joan Gamper, e pressionado por mais de cem mil pessoas, o Internacional segurou o empate por 0 a 0 com o time de Maradona, que havia feito seu primeiro jogo com a camisa do Barcelona poucos dias antes de enfrentar o clube de Porto Alegre.

Na disputa por pênaltis, o argentino converteu sua cobrança, mas Quini chutou na trave e o goleiro Benítes segurou a cobrança de Alexanco para garantir a vaga na decisão do torneio, que é organizado pelo próprio Barcelona anualmente e leva o nome de seu fundador.

Na decisão, o Internacional superou o Manchester City, da Inglaterra, por 3 a 1. Edevaldo, Paulo César e Fernando Roberto marcaram para o clube de Porto Alegre, enquanto que McDonald descontou para os ingleses.

Divulgação
Internacional ainda tem o troféu obtido com a vitória sobre os espanhóis naquele ano
FOTOS DE FUTEBOL DESTA SEXTA
A conquista na Espanha foi a primeira de um time latino-americano no torneio que é disputado desde 1966. Até hoje, nenhuma equipe do continente repetiu o feito do time gaúcho, que agora tenta novo triunfo contra o poderoso Barcelona.

"É a hora de cada um de nós termos consciência de que este título será importante de maneira individual, mas que uma conquista como esta vai nos colocar eternamente na história de um clube como o Internacional", disse o atacante Fernandão sobre a partida contra os catalães.

Apesar de ter desbancado o Barcelona em pleno Camp Nou, o time gaúcho leva desvantagem no confronto direto com os espanhóis. Além do jogo que marcou a eliminação dos catalães no Joan Gamper de 1982, as duas equipes já se enfrentaram outras três vezes, com duas vitórias do adversário e dois empates.

Confira a ficha técnica da partida

BARCELONA X INTERNACIONAL

Data:24/08/1982
Local:Estádio Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Arbitro: Pes Perez

Barcelona: Artola, Gerardo, Migueli, Julio Alberto, Alonso (Schuster), Alexanco, Esteban (Marcos), Victor, Quini, Maradona, Carrasco.

Internacional: Benitez, Edevaldo, Mauro Pastor, Andre Luiz, Beretta (Andre), Ademir, Paulo Cesar, Mauro Galvao, Ruben Paz, Cleo (Silvio), Silvinho


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias