! Santos supera 'apagão', vence e dispara no Estadual - 25/03/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  25/03/2007 - 20h23
Santos supera 'apagão', vence e dispara no Estadual

Da Redação
Em São Paulo

Folha Imagem
Santistas comemoram o gol da vitória sobre Rio Claro, em partida no Parque Antarctica
VEJA OS GOLS DO CONFRONTO
LEIA MAIS NA PÁGINA DO SANTOS
A situação do Santos no Campeonato Paulista é cada vez mais tranqüila. Neste domingo, a boa fase da equipe alvinegra foi superior até aos desfalques e à fraca atuação. Em um jogo extremamente morno, o time do litoral mostrou superioridade técnica e venceu o Rio Claro por 2 a 1 no Parque Antarctica. Com isso, disparou na liderança do Estadual.

Beneficiado por conhecer o resultado do vice-líder São Paulo, que havia perdido por 1 a 0 para o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, o Santos deixou o Rio Claro jogar neste domingo e apostou na movimentação em velocidade. Num lance assim, aos 11min da etapa inicial, Rodrigo Tabata conseguiu se livrar da marcação e lançou na esquerda para Marcos Aurélio, que recebeu dentro da área e chutou para dar a vitória ao time alvinegro.

"Foi um jogo de muita marcação e movimentação. Nós procuramos atrair o adversário, principalmente depois que fizemos o gol. E quando retomamos a posse de bola, apostamos em muita velocidade para criar oportunidades", explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

A vitória levou o Santos a 38 pontos ganhos no Campeonato Paulista. Dona do melhor ataque - já marcou 32 vezes, a equipe alvinegra abriu quatro pontos de vantagem para o vice-líder São Paulo e dez para o Paulista, primeiro colocado entre os que não estão na zona de classificação para as semifinais.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
11min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Tabata recebe de costas para o gol na intermediária, gira o corpo e lança de esquerda. Marcos Aurélio recebe dentro da área e chuta de esquerda, cruzado, para abrir o placar.
13min - Pedrinho recebe lançamento na direita em contra-golpe, dribla um marcador e toca no meio para Domingos. Sem goleiro, o camisa 2 chuta de primeira e Wagnão salva em cima da linha.
22min - Santos é muito superior tecnicamente, mas joga em ritmo muito lento no Parque Antarctica.
39min - Zé Roberto carrega a bola pelo meio, pedala, dribla dois marcadores e bate colocado de pé esquerdo. A conclusão passa muito perto da trave esquerda de Luiz Henrique.
SEGUNDO TEMPO
27min - Cai parte da iluminação no Parque Antarctica e o jogo é interrompido.
43min - Depois de 16 minutos de paralisação, volta o jogo no Parque Antarctica.
50min - GOOOOLLLL DO RIO CLARO!!!! Wagnão aparece no meio da defesa do Santos, aproveita um cruzamento da direita e desvia de cabeça para marcar seu primeiro gol no Estadual.
59min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Rodrigo Tiuí recebe em contra-golpe pela direita, passa por Wagnão, consegue se equilibrar e toca de bico, por baixo de Luiz Henrique, para marcar o segundo gol alvinegro.
Com apenas uma derrota nesta temporada - 2 a 0 para o São Bento, na Vila Belmiro, o Santos alcançou neste domingo a décima partida consecutiva sem sofrer um revés. Nesse período, a equipe alvinegra acumulou nove triunfos e um empate. Diante do Rio Claro, a série positiva sobreviveu até a uma série de percalços, como os sete desfalques na escalação titular e o desempenho apático do clube do litoral.

A fase é tão favorável ao Santos que a equipe alvinegra foi "ajudada" por uma queda de energia no estádio Parque Antarctica. No segundo tempo, quando o Rio Claro era superior em campo, uma das torres de iluminação do estádio apagou e interrompeu a partida por 16 minutos.

"Nós estávamos em uma situação favorável e até conseguimos ganhar espaço, mas aí houve a queda e o Santos conseguiu se reorganizar. Foi uma infelicidade muito grande", lamentou o treinador do time visitante, Paulo César Catanoce.

Depois da recuperação da iluminação, o Rio Claro seguiu melhor e até conseguiu o empate com um gol do zagueiro Wagnão, de cabeça, aos 50min do segundo tempo. No entanto, a fase positiva do Santos apareceu novamente e o atacante Rodrigo Tiuí, que havia entrado na retomada do confronto, aproveitou um contra-golpe aos 59min para definir a vitória e a situação confortável dos donos da casa no Campeonato Paulista.

Time com pior aproveitamento ofensivo do Campeonato Paulista de 2007 (só 12 gols marcados), o Rio Claro estacionou nos 12 pontos neste domingo. Com isso, perdeu a chance de deixar a zona de rebaixamento e se manteve na 17ª posição da tabela.

Agora, Santos e Rio Claro voltarão a campo na próxima quarta-feira, dia 28 de março. O time do interior receberá o Marília no estádio Augusto Schimidt, em Rio Claro, às 15h. Mais tarde, às 21h45, o Santos disputará um clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro.

"Sabemos que o clássico vai ter uma importância enorme, até porque o Corinthians ainda está brigando por uma vaga nas semifinais. Além disso, podemos ganhar moral para a seqüência do Campeonato Paulista", avisou o técnico Vanderlei Luxemburgo, que poupou alguns titulares neste domingo (o lateral-direito Denis e o zagueiro Antônio Carlos não foram utilizados, e o volante Cleber Santana e o atacante Rodrigo Tiuí entraram no segundo tempo) para preservar sua equipe para o jogo de quarta-feira.

SANTOS
Fábio Costa; Domingos, Leonardo e Marcelo (Rodrigo Tiuí); Pedro, Adriano, Zé Roberto, Pedrinho e Carlinhos; Rodrigo Tabata (Cleber Santana) e Marcos Aurélio
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

RIO CLARO
Luiz Henrique; Éric, Edílson, Wagnão e Cazumba; Douglas Peruíbe, Vieira (Renatão), Daniel Rossi (Vagner) e Chumbinho; Mirandinha e Luciano (Élton Calé)
Técnico: Paulo César Catanoce

Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anselmo da Costa
Auxiliares: Nilson de Souza Monçõo e Gilberto Corrale
Cartões amarelos: Vieira (RC), Rodrigo Tabata (S), Daniel Rossi (RC), Cleber Santana (S)
Gols: Marcos Aurélio, aos 11min do primeiro tempo; Wagnão, aos 50min, Rodrigo Tiuí, aos 59min do segundo tempo

Campeonato Paulista
Veja também
Leia mais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias