! Santos vence, garante 1º lugar e mantém 100% na Libertadores - 05/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  05/04/2007 - 21h03
Santos vence, garante 1º lugar e mantém 100% na Libertadores

Da Redação
Em São Paulo

Como já estava garantido na próxima fase da Copa Libertadores, o Santos entrou em campo nesta quinta-feira, em Montevidéu (Uruguai), com o objetivo de assegurar a liderança do Grupo 8. E conseguiu. O time da Vila Belmiro venceu o Defensor Sporting por 2 a 0 em pleno estádio Centenário e confirmou a classificação à próxima fase do certame na primeira colocação da chave.

PRINCIPAIS LANCES
Reuters
Jonas tenta jogada durante a vitória do Santos sobre o Defensor no Uruguai
PRIMEIRO TEMPO
6min - Marcos Aurélio domina a bola livre, na entrada da área adversária, mas é marcado impedimento.
9min - Kléber faz bom lançamento pela esquerda, e Jonas desvia com a ponta do pé. O goleiro faz a defesa com segurança.
21min - Após boa troca de passes no meio-campo, Zé Roberto chuta de fora da área. A bola passa rente à trave esquerda de Silva.
SEGUNDO TEMPO
23min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Marcos Aurélio acerta chute de fora da área, no canto de Silva, e marca o primeiro do time da Baixada.
39min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Rodrigo Tabata acerta belo chute de fora da área. A bola bate na trave direita e entra.
42min - Pedrinho acerta chute dentro da área e exige boa defesa de Silva.
Esta foi a sétima vitória do time alvinegro em sete jogos disputados pelo torneio continental - a equipe é a única que ainda mantém 100% de aproveitamento na competição. Na temporada, os números do Santos também são relevantes: em 24 jogos, o time tem 21 vitórias, dois empates e uma derrota (aproveitamento de 90,27%).

"A equipe está produzindo bem e está muito focada. Não apenas na Libertadores, mas, também, nas suas obrigações, no seu lado profissional", comemorou o técnico Vanderlei Luxemburgo, após a partida.

Já o Defensor segue na vice-liderança do Grupo com nove pontos e, mesmo com o revés para a equipe brasileira, ainda depende apenas de suas forças para conquistar uma vaga nas oitavas-de-final.

Em campo, o Santos começou o confronto de maneira cautelosa, tentando explorar as jogadas de contra-ataque. Mas como os uruguaios também não se aventuravam com freqüência na frente, a equipe da Baixada pouco produziu na primeira etapa.

As escassas chances do time de Vanderlei Luxemburgo surgiram dos pés de Kléber, nas vezes em que o lateral foi acionado pelo lado esquerdo. Já os donos da casa insistiam em alçar a bola dentro da área de Fábio Costa, mas graças às boas atuações de Marcelo e Adaílton, a equipe conseguiu segurar o empate sem gols até o intervalo.

No segundo tempo o jogo mudou, e ambos os times conseguiram levar mais perigo às respectivas defesas adversárias. O Defensor pressionou a equipe brasileira desde os primeiros minutos, e chegou a acertar o travessão de Fábio Costa, em falta cobrada por De Souza.

Depois que Luxemburgo promoveu duas alterações, entretanto, o confronto começou a se definir a favor do Santos. Um minuto após ter entrado em campo no lugar de Jonas, Rodrigo Tabata iniciou a jogada que culminou com o gol de Marcos Aurélio, da entrada da área. O atacante recebeu de Rodrigo Souto, livrou-se da marcação e acertou o canto esquerdo do goleiro Silva, aos 23min, inaugurando o marcador no estádio Centenário.

AMOROSO NO SANTOS?
O Santos confirmou interesse na contratação do atacante Amoroso e pretende inscrevê-lo para a fase de mata-mata da Copa Libertadores. Dispensado pelo Corinthians no início da semana, o atacante tem convite para atuar no futebol norte-americano, mas manifestou preferência em continuar no país.
LEIA MAIS
Aos 39min, a estrela do comandante santista voltou a brilhar, e Rodrigo Tabata concluiu a partida para o Santos. O meia dominou fora da área e acertou belo chute. A bola ainda bateu na trave antes de entrar no canto da meta uruguaia.

Agora os comandados de Vanderlei Luxemburgo voltam a atuar pela Copa Libertadores no dia 19 de abril, mas, dessa vez, apenas para cumprir tabela. O jogo acontece na Vila Belmiro, e o adversário será o Deportivo Pasto-COL.

Neste domingo, porém, o time da Baixada tem um compromisso pelo Campeonato Paulista. Às 16h, o atual líder do Estadual enfrenta o Noroeste, em Bauru. A exemplo do que aconteceu nesta quinta, no Uruguai, uma vitória do Santos garante ao clube o título simbólico da primeira fase do certame - o time já está classificado às semifinais.

DEFENSOR SPORTING
Martín Silva; Ithurralde, Martinez, Cáceres e González; Fadeuille, Díaz, Ariosa (Pereira) e Diego De Souza; Morales (Peinado) e Villa
Técnico: Jorge da Silva

SANTOS
Fábio Costa; Denis (Pedro), Adaílton, Marcelo e Kléber; Rodrigo Souto, Maldonado, Cléber Santana (Pedrinho) e Zé Roberto; Jonas (Rodrigo Tabata) e Marcos Aurélio
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz e Nicolás Yegros (PAR)
Cartões amarelos: Rodrigo Souto e Pedro (S)
Gols: Marcos Aurélio, aos 23min, e Rodrigo Tabata, aos 39min, do segundo tempo

Libertadores da América

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias