! Santos goleia Noroeste e assegura liderança do Estadual - 08/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/04/2007 - 17h56
Santos goleia Noroeste e assegura liderança do Estadual

Da Redação*
Em São Paulo

O Santos foi até Bauru neste domingo e derrotou o Noroeste por 4 a 1. A vitória, a sétima consecutiva do time de Vanderlei Luxemburgo - entre Campeonato Paulista e Copa Libertadores -, levou a equipe da Vila Belmiro a 47 pontos e garantiu ao clube a primeira posição da fase inicial do Estadual. Além disso, o time assegurou a vantagem de jogar por dois empates nas semifinais e decidir a vaga para uma eventual final em seus domínios.

Mesmo com o triunfo do vice-líder São Paulo sobre o Grêmio Barueri por 5 a 0, também neste domingo, a equipe da Baixada mantém-se quatro pontos à frente do rival tricolor, restando apenas uma rodada para o fim da primeira etapa do certame.

Célio Messias/AE
Jogadores do Santos comemoram gol na vitória de 4 a 1 sobre o Noroeste em Bauru
VEJA OS GOLS DO SANTOS
"Entrar em campo com a vantagem é sempre legal. Jogamos com a vantagem do empate e isso é importante. Apesar disso, temos de ter o pensamento de buscar sempre a vitória", declarou o meia Cléber Santana, autor do primeiro gol do Santos neste domingo.

Para o Noroeste, o revés acabou com qualquer chance matemática de a equipe garantir uma vaga na fase decisiva do Paulista - o time estacionou nos 27 pontos, e agora está na nona posição.

A equipe santista foi a campo disposta a esperar o adversário na defesa e explorar as jogadas de contra-ataques. E a estratégia deu resultado logo nos primeiros instantes do duelo.

Aos 3min, Zé Roberto avançou com liberdade pela direita e, dentro da área, chutou em cima do goleiro adversário, perdendo uma boa oportunidade. Três minutos depois, entretanto, Rodrigo Tiuí recebeu belo lançamento de Kléber e foi derrubado pelo goleiro do Noroeste.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - Zé Roberto avança até a área adversária, livre de marcação, e chuta no canto direito de Fabiano, que faz boa defesa.
6min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Cléber Santana bate pênalti no meio do gol e abre o placar para o Santos.
17min - Rodrigo Tiuí chega na frente do goleiro após tabela com Rodrigo Tabata, mas conclui mal. Fabiano faz a defesa.
SEGUNDO TEMPO
17min - GOOOLLL DO NOROESTE!!! Edno aproveita falha da zaga santista e empata o jogo com um chute rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, dentro da área.
33min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Rodrigo Tabata recebe passe dentro da área, no meio de dois marcadores, e chuta por cima do gol adversário.
37min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Rodrigo Tabata entra na área livre de marcação e toca para Marcos Aurélio escorar para o gol.
43min - GOOOLLLL DO SANTOS!!! Jonas recebe passe dentro da área adversária e chuta no canto direito de Fabiano.
Cléber Santana cobrou o pênalti no meio do gol e marcou o primeiro da equipe da Vila Belmiro - o seu 11° no campeonato. Mesmo em desvantagem, o Noroeste passou a dominar o jogo, mas não levava muito perigo à meta de Fábio Costa. Por outro lado, o Santos continuava construindo boas jogadas, mas o ataque não aproveitava as oportunidades para ampliar.

O jogo mudou no segundo tempo, e a equipe de Vanderlei Luxemburgo passou a atuar mais no campo de ataque. Mesmo assim, já não produzia com a mesma intensidade da etapa inicial, e quem acabou marcando primeiro foi o time anfitrião.

Aos 17min, Edno aproveitou indecisão dos zagueiros Leonardo e Antônio Carlos, que não conseguiram afastar a bola, e, de dentro da área, chutou no canto esquerdo de Fábio Costa.

O Santos só voltou a ter a vantagem 16 minutos depois, quando Rodrigo Tabata recebeu passe de Kléber e, cara a cara com Fabiano, tocou por cima do goleiro, com categoria.

A equipe alvinegra ainda faria mais dois gol antes do apito final. Aos 37min, Marcos Aurélio recebeu passe de Rodrigo Tabata e só teve o trabalho de concluir. Jonas, seis minutos depois, dominou a bola dentro da área e chutou forte, no canto direito do goleiro, decretando o triunfo santista.

Na próxima quarta-feira, o Noroeste enfrenta o Guaratinguetá, fora de casa. Também na quarta, o time da Baixada joga com o Juventus em São José dos Campos, pela última rodada do Paulista. A partida acontece na região do Vale do Paraíba porque o Santos perdeu um mando de campo em razão do confronto entre torcedores alvinegros e do São Paulo no clássico disputado na Vila Belmiro, dia 11 de março.

A equipe do Morumbi, aliás, também classificada para próxima fase do Estadual, já sabe quem enfrentará nas semifinais. O time tricolor joga com o São Caetano, que garantiu sua vaga depois de vencer o São Bento, neste sábado, por 2 a 1. O Santos ainda não conhece o seu adversário, que pode ser o Bragantino - atualmente na quarta colocação - o Palmeiras ou o Paulista.

NOROESTE
Fabiano; Éder (Márcio Gabriel), Fábio, Bonfim e Edno; Toninho, Leandrinho, Hernani e Luciano Bebê; Deda e Otacílio Neto (Bruno Mineiro)
Técnico: Paulo Comelli

SANTOS
Fábio Costa; Antônio Carlos, Leonardo e Marcelo (Marcos Aurélio); Pedro, Maldonado, Cléber Santana, Zé Roberto (Pedrinho) e Kléber; Rodrigo Tabata e Rodrigo Tiuí (Jonas)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio Alfredo de Castilho, em Bauru
Árbitro: Claudinei Forati Silva
Auxiliares: Gustavo Henrique Dantas de Miranda e Fábio Aparecido Gomes Ribeiro
Cartões amarelos: Fábio, Leandrinho, Deda e Hernani (N); Leonardo, Marcelo, Zé Roberto, Rodrigo Tiuí, Kléber, Pedro e Pedrinho (S)
Gols: Cléber Santana, aos 6min do primeiro tempo; Edno, aos 17min, Rodrigo Tabata, aos 33min, Marcos Aurélio, aos 37min, e Jonas, aos 43min do segundo tempo

*Atualizada às 20h38

Campeonato Paulista


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias