! Botafogo ganha Taça Rio após dez anos e vai à final do Estadual - 22/04/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/04/2007 - 18h06
Botafogo ganha Taça Rio após dez anos e vai à final do Estadual

Da Redação
No Rio de Janeiro

Após uma década de jejum, o Botafogo voltou a sagrar-se campeão da Taça Rio ao vencer a Cabofriense por 3 a 1 na decisão deste domingo, no Maracanã. Com o título, que não conquistava desde 1997 (o terceiro de sua história), o time alvinegro garantiu uma vaga nas finais do Campeonato Estadual do Rio, contra o Flamengo - campeão da Taça Guanabara.

PRINCIPAIS LANCES
Divulgação/Profotto
Botafogo conquista a Taça Rio e enfrenta o Fla na luta pelo bicampeonato no Estadual
PRIMEIRO TEMPO
6min - Após cobrança de escanteio da esquerda, Cléberson cabeceia e Joilson salva o Botafogo quase em cima da linha.
11min - GOOOLL DO BOTAFOGO!! Em cobrança de falta da esquerda, Lucio Flavio cruza para a grande área, Túlio emenda de primeira, no segundo pau, e acerta o canto direito do goleiro.
13min - GOOOLL DO BOTAFOGO!!! Dodô recebe na entrada da área, passa no meio de dois adversários, solta um chute forte e acerta o ângulo esquerdo de Gatti.
19min - GOOOLL DO BOTAFOGO!!! Joilson domina na direita e dá passe rasteiro em profundidade para Zé Roberto. Meia recebe livre, de frente para Gatti, e toca rasteiro na saída do goleiro.
25min - GOOOLL DA CABOFRIENSE!!! Após cobrança de escanteio da direita, William cabeceia e a bola entra rente ao travessão.
33min - Zé Roberto recebe livre na pequena área e rola no meio, mas Alex não domina. Na seqüência, Dodô toca para trás para Jorge Henrique, mas atacante chuta para fora.
SEGUNDO TEMPO
7min - Lucio Flavio chuta forte de fora da área, mas Gatti espalma no seu canto esquerdo e faz grande defesa.
27min - Zé Roberto arranca livre pela ponta direita e cruza rasteiro para a grande área, mas Dodô não alcança.
VEJA FOTOS DO JOGO
JUCA: BOTAFOGO MUITO FELIZ
NOVO PATROCINADOR DÁ SORTE
CUCA EXALTA MELHORA DO ATAQUE
ZÉ ROBERTO: PAZ COM A TORCIDA
RECOMPENSA PARA ESFORÇO
CUCA LEVA 1º TÍTULO COMO TÉCNICO
TÚLIO EXALTA PROGRESSO DO CLUBE
"Fico muito feliz por botar a faixa de campeão pela primeira vez vestindo essa camisa. Espero que ainda venham muitos títulos pela frente. Mas a verdadeira decisão será contra o Flamengo, na próxima semana", comentou o volante Túlio.

Com um início arrasador, o Botafogo abriu 3 a 0 antes dos 20 minutos de jogo. Após o primeiro gol, de Túlio, Dodô acertou o ângulo esquerdo de Gatti e incluiu mais um golaço em sua coleção. Aos 19min, Zé Roberto fez o terceiro e a Cabofriense diminuiu aos 25min, com William.

O gol de Dodô, inclusive, manteve o atacante na briga pela artilharia da competição. Principal goleador da equipe (foi às redes 11 vezes), ele terá os dois jogos finais para tentar alcançar Marcelo, do Madureira, que possui 13 e cuja equipe não atua mais.

No segundo tempo, o lance de destaque não foi nem uma jogada brilhante, tampouco um gol, mas sim um fato bastante inusitado. Após cometer uma falta no campo de ataque do Botofogo, o zagueiro Cléberson, da Cabofriense, ironizou a sinalização de Ubiraci Damásio e deu um beijo na bochecha do árbitro. Damásio, entretanto, não se sensibilizou com o gesto de "carinho" e advertiu o jogador com cartão amarelo.

Durante a etapa final, os times diminuíram o ritmo e não alteraram o placar. Como houve empate por 2 a 2 no primeiro jogo das finais, o Botafogo conquistou o título com a vitória deste domingo.

"No primeiro tempo, em 20 minutos, o time teve cinco chances e fez três gols. Depois, no segundo, soube administrar", afirmou o técnico Cuca.

Agora, o time da Estrela Solitária, campeão estadual de 2006, vai em busca do sonhado bicampeonato.

O primeiro jogo das finais, contra o Flamengo, acontecerá já no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. O segundo será realizado no domingo seguinte, no mesmo horário e local.

Botafogo chega embalado
Por sinal, o Botafogo chega à decisão do Campeonato Estadual do Rio em grande fase. Com a vitória deste domingo, o time atingiu sua sétima partida de invencibilidade na temporada.

A última derrota alvinegra aconteceu há um mês, no dia 25 de março, para o América-RJ, pela Taça Rio. Depois, a equipe do técnico Cuca venceu Volta Redonda, Vasco e Nova Iguaçu, empatou com Vasco e Cabofriense e venceu o Coritiba, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Embalado pela boa fase, o Botafogo voltará a campo na próxima quarta-feira, no Maracanã, pela competição nacional. A equipe disputa uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil contra o time coxa-branca. Como venceu o jogo de ida, no Paraná, por 1 a 0, os cariocas jogam pelo empate para avançar.

BOTAFOGO
Júlio César; Joilson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Túlio, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio (Diguinho) e Zé Roberto (Juca); Jorge Henrique (André Lima) e Dodô
Técnico: Cuca

CABOFRIENSE
Gatti; Jardel, Everton, Cléberson e Júlio César; Marcão, Marcos Marins (Tenório), Ruy (Madisson) e Marcelinho; William (Alexandro) e Zé Carlos
Técnico: Waldemar Lemos

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ubiraci Damásio
Assistentes: Beival do Nascimento Souza e Paulo Sergio Durães
Cartões amarelos: Zé Roberto (B), Juninho (B), Cléberson (C) e Marcão (C)
Gols: Túlio, aos 11min, Dodô, aos 13min, Zé Roberto, aos 19min, e William, aos 25min do primeiro tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias