! Figueirense faz 2 a 0 e complica Botafogo na Copa do Brasil - 16/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

16/05/2007 - 23h41

Figueirense faz 2 a 0 e complica Botafogo na Copa do Brasil

Da Redação
No Rio de Janeiro
Imbatível em casa nesta Copa do Brasil e contra o Botafogo em partidas oficiais no estádio Orlando Scarpelli, o Figueirense confirmou o retrospecto e venceu o adversário por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Florianópolis, no jogo de ida das semifinais do torneio. Com o resultado, o time catarinense conquistou boa vantagem para a partida de volta, daqui uma semana, no Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
13min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Cleiton Xavier é lançado pelo meio, passa fácil por Juninho, chuta rasteiro da entrada da área e acerta o canto esquerdo de Júlio César.
25min - GOOOLLL DO FIGUEIRENSE!!! Victor Simões aproveita cruzamento da direita, sobe livre na grande área e cabeceia no canto esquerdo do goleiro do Botafogo.
32min - Zé Roberto domina na direita, dribla para o meio e chuta rasteiro, cruzado, mas o goleiro do Figueirense defende.
SEGUNDO TEMPO
12min - Ruy toca em profundidade para André Santos, que recebe livre na esquerda e cruza rasteiro para a grande área. Ramon domina sozinho, mas demora a concluir e chuta em cima da defesa do Botafogo.
21min - Ruy lança André Santos, que invade a área pela esquerda, traz para o meio e chuta forte, mas Júlio César espalma e salva o Botafogo de levar o terceiro gol.
32min - Ramon dribla Alex no meio-campo, arranca livre pelo meio e chuta rasteiro da entrada da área, mas Júlio César cai no seu canto direito e salva novamente o Botafogo.
37min - Após cobrança de escanteio da esquerda, Édson cabeceia e a bola sai rente à trave esquerda de Júlio César.
38min - Zé Roberto é lançado, domina na área, de frente para Wilson, e tenta encobrir o goleiro, mas o camisa 1 do Figueirense consegue espalmar.
TIME PERDE APÓS 13 JOGOS
BOTAFOGO SENTE 'MARATONA'
CUCA LAMENTA DESFALQUE
BOTAFOGO ACREDITA NA VAGA
MAIS NOTÍCIAS DO BOTAFOGO
NOTÍCIAS DO FIGUEIRENSE
Agora, o Figueirense pode até perder por um gol de diferença no Maracanã que, mesmo assim, obterá a inédita classificação para a final do torneio - que garante o campeão na Copa Libertadores de 2008.

Por sua vez, o Botafogo ficou em situação complicada: precisa vencer por três gols de vantagem para se classificar no tempo regulamentar ou ganhar por 2 a 0 para forçar a decisão por pênaltis.

"Se nossa equipe jogar da mesma forma que jogou hoje, a gente tem uma certa tranqüilidade. Mas sabemos que atuar no Maracanã não é fácil. Temos que manter os pés no chão porque não tem nada ganho ainda", comentou o meia Ruy, que já defendeu o Botafogo e foi um dos destaques nesta noite.

"É sempre muito difícil jogar aqui em Florianópolis. O Figueirense mostrou isso e saiu com esse 2 a 0. Mas não tem nada perdido. O Botafogo tem um grande elenco e vai mostrar isso na próxima quarta-feira", afirmou o goleiro Júlio César, do Botafogo.

Com um início fulminante, o Figueirense aproveitou os três desfalques do adversário - Luciano Almeida, Leandro Guerreiro e Lucio Flavio - para construir o placar no primeiro tempo. Cleiton Xavier abriu a contagem aos 13min e Victor Simões ampliou aos 25min.

"Entramos perdidos. Depois de levarmos o segundo gol, corrigimos um pouco, mas ainda ficamos sem poder ofensivo", lamentou o volante Túlio.

Na etapa final, o time da Estrela Solitária tentou pressionar, mas criou poucas chances de gol e ainda sofreu contra-ataques perigosos puxados por Ruy.

Em um deles, aos 12min, Ramon desperdiçou ótima oportunidade para marcar o terceiro. O goleiro Júlio César ainda salvou o time carioca duas vezes: uma aos 25min, após chute de André Santos, e outra aos 32min, depois de conclusão do próprio Ramon.

Botafogo cai após 13 jogos
Com a vitória, o Figueirense, time de melhor campanha nesta Copa do Brasil, manteve sua invencibilidade e os 100% de aproveitamento no estádio Orlando Scarpelli na atual edição do torneio. Madureira, Noroeste, Gama e Náutico também foram derrotados pela equipe catarinense em Florianópolis na competição.

O resultado ainda encerrou uma longa invencibilidade do Botafogo na temporada, que já durava 13 partidas. O time carioca, que também estava invicto nesta Copa do Brasil, não era derrotado havia quase dois meses - desde o dia 25 de março, para o América, pelo Campeonato Carioca.

Agora o Botafogo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Atlético-MG, no Rio, pela segunda rodada da competição. No mesmo dia e horário, o Figueirense encara o Palmeiras, em São Paulo.

FIGUEIRENSE
Wilson; Felipe Santana, Édson e Chicão; Anderson Luis (Léo), Ruy, Diogo, Henrique, André Santos e Cleiton Xavier; Victor Simões (Ramon)
Técnico: Mário Sérgio

BOTAFOGO
Julio César; Vágner (Flávio, depois Ricardinho), Juninho e Alex; Joilson, Túlio, Diguinho, Zé Roberto e Iran; Jorge Henrique (André Lima) e Dodô
Técnico: Cuca

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Renda: R$ 120.877,50
Público: 13.726 pagantes
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP)
Assistentes: Valter José dos Reis e Carlos Nogueira Junior (ambos de SP)
Cartões amarelos: Chicão (F), Diogo (F), Juninho (B), Diguinho (B) e Ruy (F)
Gols: Cleiton Xavier, aos 13min, e Victor Simões, aos 25min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host