! Palmeiras leva 'Três Poderes' à Fifa, mas nega lobby por Mundial - 22/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

22/05/2007 - 17h43

Palmeiras leva 'Três Poderes' à Fifa, mas nega lobby por Mundial

Carlos Padeiro
Em São Paulo
Neste domingo (27), o Comitê Executivo da Fifa se reúne na Suíça, e um dos assuntos em pauta é a homologação da Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial de Clubes. Na expectativa de ser confirmado como campeão do mundo, o Palmeiras enviará três representantes para acompanhar o encontro, entretanto nega que fará lobby junto aos membros do Comitê.

FESTA DIA 21 DE JULHO?
O Palmeiras já até marcou a data para comemorar o título mundial de 1951. No dia 24 de abril, três semanas após receber da CBF o comunicado de que a Fifa considerava a Copa Rio como o primeiro mundial de clubes, a diretoria do time de Parque Antarctica anunciou que realizaria um evento para celebrar o feito um dia antes do aniversário de 56 anos da conquista.

"Assim que for homologado, vamos convidar o presidente da Fifa [Joseph Blatter]. Se tudo correr em ordem, e acreditamos que vamos conseguir, vamos realizar a festa", informou o presidente do Conselho Deliberativo, Seraphim Del Grande.
SETOR CARENTE SE DESTACA
OSMAR QUER GOL DO PENTA
PÁGINA DO PALMEIRAS
O presidente executivo do clube alviverde, Affonso Della Monica, do Conselho Deliberativo, Seraphim Del Grande, e do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF), Clemente Pereira Júnior, viajam nesta sexta-feira para a Europa e retornam ao Brasil na segunda.

"Os Três Poderes do clube vão estar presentes. A reunião será fechada, mas vamos estar em contato com os membros. Não vamos fazer lobby, até porque estamos confiantes de que [o título] será ratificado", afirmou Seraphim Del Grande ao UOL Esporte.

"O Palmeiras tem que marcar presença. Será uma visita de cortesia, não é nada agendado e não estamos indo pra fazer lobby. Mas é importante que o Palmeiras esteja presente", disse Fernando Pizzo, assessor da presidência.

Embora os dois cartolas rechacem que o time de Parque Antarctica esteja fazendo lobby, na semana passada o presidente Della Monica esteve com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e nesta terça-feira foi ao Paraguai para se encontrar com o presidente da Conmebol, Nicolas Leoz, dois dos 24 membros do Comitê Executivo da Fifa.

No dia 30 de março, o Palmeiras anunciou que a Fifa reconheceu oficialmente a conquista da Copa Rio de 1951 como um título mundial. Entretanto, no dia 26 de abril, a entidade que comanda o futebol no planeta informou que a definição sobre a homologação do torneio só sairia no dia 27 de maio.

A cúpula palmeirense não teme que o Comitê Executivo volte atrás na decisão da Secretaria Geral e tire do clube o status de primeiro campeão mundial pelo título da Copa Rio de 1951. "A Fifa não seria volúvel de mandar um documento e depois negar", acredita Pizzo.

"O título deve ser confirmado pelo Comitê. Em março, recebemos do Ricardo Teixeira um comunicado que foi passado pela Secretaria Geral da Fifa confirmando o título. Essa reunião é normal e vai homologar a primeira decisão", acrescentou o presidente do Conselho Deliberativo, Seraphim Del Grande.

Hospedagem: UOL Host