! Atlético-MG derrota São Paulo e acaba com jejum de vitórias - 10/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

10/06/2007 - 20h02

Atlético-MG derrota São Paulo e acaba com jejum de vitórias

Da Redação
Em São Paulo
Mais uma vez, os atacantes do São Paulo não souberam aproveitar as jogadas armadas pelo time. E, para piorar, a defesa, melhor do campeonato, não funcionou. Com um gol nos minutos finais, o Atlético-MG venceu o time tricolor por 1 a 0 na noite deste domingo, no Morumbi, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2007.

PRINCIPAIS LANCES
FolhaImagem
Atlético-MG segura o São Paulo na defesa e assegura a vitória em um contra-ataque
PRIMEIRO TEMPO
3min - Lima cobra falta da intermediária com força e a bola passa à direita da meta de Rogério Ceni, levando muito perigo ao São Paulo.
12min - Jorge Wágner arrisca chute do meio da área e a bola passa rente à trave direita de Diego.
45min - Goleiro Diego falha e a bola sobra para Ilsinho, que tenta tocar para Marcel na pequena área. A defesa atleticana consegue interceptar e evita o gol são-paulino.
SEGUNDO TEMPO
11min - Após cobrança de escanteio, Galvão sobe mais do que a defesa do São Paulo e cabeceia. A bola bate na cabeça de Rogério Ceni, que impede o gol.
17min - Jorge Wagner cobra escanteio fechado e Diego se estica para espalmar, evitando o gol olímpico.
37min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Paulo Henrique aproveita falha da defesa do São Paulo após cruzamento rasteiro e, dentro da pequena área, escora para o gol.
O placar pôs fim a um jejum de quatro jogos sem vitórias da equipe mineira, que triunfou pela primeira vez no Nacional fora de casa. O time comandado por Zetti chegou aos oito pontos, atingiu a oitava posição e passou o time tricolor, que segue com sete pontos, e cai para o nono lugar na tabela da competição.

Dessa maneira, o Atlético-MG quebrou um tabu que já durava quase cinco anos. A última vitória do clube de Belo Horizonte sobre o São Paulo havia sido em setembro de 2002, por 2 a 1, também no Morumbi e em partida válida também pelo Brasileiro.

Antes do jogo, Rogério entregou uma camisa ao treinador atleticano Zetti, ex-goleiro bicampeão mundial pelo clube do Morumbi. A equipe visitante esteve melhor nos minutos iniciais, conseguindo chegar com perigo próximo à meta são-paulina. Porém, o time da casa não demorou a equilibrar e dominar o confronto, retendo mais a posse de bola.

No entanto, nenhuma das duas equipes mostrou-se criativa e protagonizaram um primeiro tempo fraco tecnicamente e com pouca emoção. No intervalo, os atacantes das duas equipes reclamaram da falta de aproximação dos meias.

"Temos que colocar a bola no chão, com os jogadores de trás chegando mais perto do gol", declarou Dagoberto pelo lado do São Paulo. "O meio-campo não está trazendo a bola ao ataque. Os meias precisam chegar mais perto", afirmou Éder Luís, do Atlético-MG.

No segundo tempo, o jogo ficou mais corrido e seguiu com o São Paulo tomando a iniciativa. Com a equipe mineira mais retraída e tentando, sem sucesso, explorar os contra-ataques, o time tricolor pressionou, mas sem Leandro, expulso, não conseguiu mexer no marcador.

Dessa maneira, o Atlético-MG aproveitou e, aos 37min, abriu o placar. Paulo Henrique, que entrara no lugar de Galvão, aproveitou boa jogada pela direita e tocou para a rede. "Hoje [domingo] o professor Zetti me deu essa oportunidade e eu consegui aproveitar, fico muito feliz", disse o autor do gol, que jogou sua primeira partida como profissional contra o São Paulo.

"Finalizamos muito, mas não conseguimos chegar ao gol. Mas nós jogadores sabemos que estamos devendo e, somente com muito trabalho, com muita persistência, vamos mudar essa situação", declarou o ala Jorge Wagner. No fim da partida, a torcida são-paulina pediu a saída do treinador Muricy Ramalho.

O São Paulo voltará a campo no próximo domingo, dia 17 de junho, para enfrentar o Vasco, novamente no Morumbi, às 16h. No mesmo dia e horário, o Atlético-MG receberá o Figueirense no Mineirão. As duas partidas serão válidas pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Alex Silva, Edcarlos e André Dias; Ilsinho (Lenílson), Josué, Souza, Leandro e Jorge Wagner; Dagoberto e Marcel (Borges)
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO-MG
Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho (Vanderlei); Éder Luís (Tchô) e Galvão (Paulo Henrique)
Técnico: Zetti

Data: 10/06/2007 (domingo)
Horário: 18h10
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz e Nilson Alves Carrijo (ambos do DF)
Cartões amarelos: André Dias (S), Danilinho (A), Thiago Feltri (A), Lima (A), Marcos (A), Leandro (S), Bilu (A), Edcarlos (S), Dagoberto (S), Marcinho (A)e Paulo Henrique (A)
Cartão vermelho: Leandro (S)
Gol: Paulo Henrique (A), aos 37min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host