! Santos e Grêmio não repetem semi e apenas empatam por 0 a 0 - 30/06/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/06/2007 - 18h02

Santos e Grêmio não repetem semi e apenas empatam por 0 a 0

Bruno Thadeu
Em Santos
Pouco menos de um mês após disputarem uma vaga na final da Copa Libertadores, Santos e Grêmio voltaram a se enfrentar neste sábado, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Só que agora, com times muito modificados em relação àqueles que fizeram sucesso na competição continental, os dois apenas empataram por 0 a 0 na Vila Belmiro.

PRINCIPAIS LANCES
José Patrício/Agência Estado
Duelo na Vila acaba no empate sem gols
PRIMEIRO TEMPO
8min - Depois de troca de passes, a bola sobra para Sandro Goiano na entrada da área e o volante arrisca com a perna direita, mas Fábio Costa consegue fazer a defesa.
17min - Rodrigo Souto pega rebote da defesa do Grêmio e chuta forte da intermediária, mas a bola sai por cima do travessão.
41min - Diego Souza cruza da direita na área do Santos e William, mesmo marcado, consegue cabecear para o gol, mas Fábio Costa cai bem no canto direito e faz a defesa.
SEGUNDO TEMPO
14min - Na cobrança da falta, Marcos Aurélio chuta colocado e a bola sai rente ao ângulo esquerdo de Saja. Quase gol do Santos.
36min - Vítor Júnior perde a bola na lateral esquerda, perto da área, e Kelly recupera. Ele cruza rasteiro e Lúcio chuta forte, mas a bola sai por cima do travessão.
43min - Kelly recebe dentro da área, pela direita, e chuta rasteiro, cruzado. A bola sai perto da trave direita de Fábio Costa.
MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
FOTOS DA RODADA DESTE SÁBADO
VEJA OS MELHORES MOMENTOS
"Tivemos chances claras de gol. Principalmente no segundo tempo. A gente não perdeu mas pelo menos conseguiu um ponto. Jogamos com determinação e é isso que importa", disse o meia Diego Souza, da equipe gaúcha.

Com o resultado, o Santos chega a oito pontos na tabela e alcança a 15ª colocação, saindo assim da zona do rebaixamento. O problema é que Juventude e Flamengo, que estão na área do perigo, têm um jogo a menos que o clube da Vila Belmiro.

Já o Grêmio perdeu boa chance de sair da zona intermediária do Campeonato Brasileiro. Agora com dez pontos, a equipe do técnico Mano Menezes fica na 13ª posição da tabela.

A repetição de um dos jogos mais emocionantes da temporada até o momento parecia, a princípio, animadora. Mas as mudanças profundas no elenco das duas equipes alteraram o panorama para pior.

O Santos se ressente da ausência de suas principais estrelas no primeiro semestre. Zé Roberto deixou o clube para acertar com o Bayern de Munique, da Alemanha, Cléber Santana também deve sair após o fim do seu contrato (que se encerra neste sábado) e Kléber está na Venezuela a serviço da seleção brasileira que disputa a Copa América. Além deles, Vanderlei Luxemburgo também resolveu poupar Maldonado, que está em recuperação, para evitar um agravamento da lesão.

Já no Grêmio a única ausência definitiva é Lucas, que foi para o Liverpool, da Inglaterra. Carlos Eduardo está na seleção sub-20 para o Mundial da categoria, Tuta, Tcheco, Teco e Amoroso estão lesionados e Schiavi e Bruno Teles suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

O que se viu, então, foram dois times muito diferentes daqueles que disputaram a Libertadores com destaque. Com Moraes e Wesley na frente, o Santos não conseguiu incomodar o Grêmio no primeiro tempo, e o clube gaúcho assustava em contra-ataques graças às falhas da defesa adversária, e teve as melhores chances.

E foi esse o panorama do confronto também após o intervalo. Com muitos chutões dos zagueiros, a partida ficou com poucas jogadas interessantes no ataque, e o placar não foi movimentado em nenhuma oportunidade.

A igualdade, pelo menos, fez o Santos manter a invencibilidade contra equipes gaúchas dentro da Vila Belmiro em Campeonatos Brasileiros. Em toda a história da competição foram 27 jogos, com 22 vitórias da equipe do litoral e cinco empates.

Além disso, o Grêmio permanece sem vencer o Santos fora de casa. O último triunfo tricolor nessas condições foi há oito anos. Em 1999, pela seletiva do Campeonato Brasileiro para a Libertadores, o time do Olímpico venceu na Vila Belmiro por 1 a 0.

Na próxima rodada, na terça-feira, dia 3 de julho, o Grêmio receberá o Juventude, em casa. No dia seguinte, o time da Vila Belmiro viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário.

SANTOS
Fábio Costa; Domingos, Marcelo e Ávalos (Vítor Júnior); Alessandro, Adriano, Rodrigo Souto, Pedrinho (Rodrigo Tabata) e Carlinhos; Moraes e Wesley (Marcos Aurélio)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Pereira e Thiego; Gavilán (Kelly), Sandro Goiano (Edmílson), Diego Souza e Lúcio; Ramón (Nunes) e Éverton
Técnico: Mano Menezes

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Alicio Pena Junior (FIFA-MG)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes (FIFA-MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG)
Cartões amarelos: Domingos (S), Gavilán (G) e Edmílson (G)

Hospedagem: UOL Host