! São Paulo derrota Atlético-PR e termina o 1° turno na ponta - 11/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/08/2007 - 20h09

São Paulo derrota Atlético-PR e termina o 1° turno na ponta

Da Redação
Em São Paulo
O São Paulo derrotou o Atlético-PR por 2 a 0, na noite deste sábado, no Morumbi, e conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, único que concorria com o São Paulo pelo topo, ainda tem dois jogos a fazer nesta fase da competição, porém não pode mais alcançar o rival.

Com o placar, o time comandado por Muricy Ramalho chegou aos 40 pontos, oito a mais do que a equipe de General Severiano, que ainda enfrenta o Figueirense, neste domingo, e o Corinthians, na quarta-feira, antes do término da primeira metade do Nacional.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
Folha Imagem
Goleiro Guilherme não alcança chute de Jorge Wagner em tiro indireto
Folha Imagem
Jogadores do São Paulo celebram o primeiro gol, marcado na 1ª etapa
PRIMEIRO TEMPO
5min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Na cobrança ensaiada de tiro livre indireto, Rogério Ceni rola para Jorge Wagner, que chuta rasteiro, por baixo da barreira, abrindo o marcador da partida.
20min - Ótimo contra-ataque puxado pelo São Paulo. Souza lança Dagoberto, que recebe pela esquerda e inverte novamente o jogo para o camisa 10, que chuta cruzado, de primeira. Guilherme realiza defesa em dois tempos e evita o segundo gol.
31min - Leandro é lançado em velocidade, mas o zagueiro Danilo protege a bola, que fica com o goleiro Guilherme. O atacante são-paulino, porém, estica o pé e acaba acertando o camisa 1 atleticano, para revolta dos jogadores visitantes, e é iniciada uma confusão.
SEGUNDO TEMPO
1min - Primeiro lance de perigo no segundo tempo. Josué faz grande jogada pela direita, finta um defensor e chuta forte. Guilherme consegue o desvio pela linha de fundo.
9min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Em posição regular, Richarlyson recebe pela esquerda e cruza. Alex Silva desvia de calcanhar, o goleiro espalma e, na sobra, Borges empurra para dentro, ampliando o marcador.
28min - Na cobrança de falta efetuada por Rogério Ceni, o goleiro Guilherme se estica todo e realiza grande defesa.
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DA PARTIDA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-PR
VEJA OS DOIS GOLS DA PARTIDA
"Daqui para a frente com certeza será muito mais difícil, mas a equipe precisa manter a mesma humildade, a mesma união durante todo o campeonato para conquistar o título", declarou o lateral Jorge Wagner.

O clube conta agora com o retrospecto da "era dos pontos corridos" para sagrar-se pentacampeão brasileiro. Desde que foi instaurada essa fórmula de disputa, todos os times que terminaram o primeiro turno na liderança ficaram com o título ao fim da competição: Cruzeiro (2003), Santos (2004), Corinthians (2005), e o próprio São Paulo, no ano passado.

Com o resultado, o São Paulo somou sua sétima vitória consecutiva no campeonato. Depois do revés para o Fluminense pela contagem mínima, no Morumbi, dia 18 de julho, o clube passou por Cruzeiro, Sport, América-RN, Juventude, Grêmio, Botafogo e, agora, Atlético-PR. Foi também o terceiro jogo seguido da equipe sem levar gol (foram apenas sete em todo o primeiro turno, uma média de apenas 0,36 gol por duelo).

O clube rubro-negro, por sua vez, vive situação complicada no Brasileiro. O time havia se recuperado na última jornada com um triunfo por 2 a 0 sobre o Flamengo, na Arena da Baixada, mas agora volta a ficar bem perto da zona de rebaixamento. Com 22 pontos, a equipe é a 15ª colocada do certame.

Impulsionado por sua torcida, o São Paulo começou a partida melhor, pressionando o adversário, e não demorou a abrir o marcador. Logo aos 5min, em cobrança de tiro livre indireto, Rogério Ceni apenas rolou para Jorge Wagner, que chutou rasteiro. A bola passou pelo meio da barreira atleticana, e Guilherme nada pôde fazer.

Após o gol, o time do Morumbi ficou mais fechado em seu campo de defesa e viu o adversário tentar pressionar. Porém, bem postada, a defesa do São Paulo impediu que a equipe rubro-negra chegasse à frente com perigo. Nos contra-ataques, o clube tricolor ainda criou outras boas oportunidades para ir para o intervalo com uma vantagem maior.

No segundo tempo, mesmo com a vantagem, o time da casa voltou tentando imprimir um ritmo mais forte sobre o adversário e logo ampliou o placar. Aos 9min, Richarlyson fez bela jogada pela esquerda e cruzou. Alex Silva tocou de calcanhar, Guilherme defendeu e, no rebote, Borges só teve o trabalho de completar para a rede. Os anfitriões administraram a vitória até o fim.

Na abertura do segundo turno do Nacional, o Atlético-PR receberá, na Arena da Baixada, o Figueirense. A partida será disputada no próximo sábado, às 18h10. Um dia depois, no mesmo horário, o São Paulo visitará o Goiás, no Serra Dourada.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Alex Silva, Breno e Miranda; Souza, Josué, Richarlyson, Leandro (Júnior) e Jorge Wagner; Dagoberto (Hugo) e Borges (Diego Tardelli)
Técnico: Muricy Ramalho

ATLÉTICO-PR
Guilherme; André Rocha, Danilo, Rodolpho e Edno; Valencia (Claiton), Roberto (Erandir), Netinho (Rogerinho) e Ferreira; Marcelo e Dinei
Técnico: Antonio Lopes

Data: 11/08/2007 (sábado)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Washington José Alves de Souza (AM)
Auxiliares: Gilbert Ferreira Costa e Luís Cláudio Rodrigues (ambos do AM)
Gols: Jorge Wagner (S), aos 5min do primeiro tempo; Borges (S), aos 9min do segundo tempo
Cartões amarelos: Valencia (A), Richarlyson (S), Alex Silva (S), Ferreira (A), Borges (S), Marcelo (A) e Claiton (A)

Hospedagem: UOL Host