! Fluminense freia o Santos, encerra jejuns e respira no Brasileiro - 12/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/08/2007 - 20h09

Fluminense freia o Santos, encerra jejuns e respira no Brasileiro

Da Redação
No Rio de Janeiro
Após cinco jogos sem vencer e três sem marcar gols, o Fluminense enfim encerrou os jejuns ao derrotar o Santos por 3 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela última rodada do turno do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time carioca freou a ascensão do paulista, que vinha de três vitórias seguidas, e respirou na tabela, abrindo uma folga maior em relação à zona do rebaixamento.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA
André Mourão/AGIF/AE
Luiz Alberto (dir.) marcou de cabeça o primeiro gol do Flu ante o Santos
PRIMEIRO TEMPO
17min - Após cobrança de escanteio da esquerda, Somália desvia de cabeça. A bola sobra no segundo pau para Anderson, que mergulha de peixinho na pequena área, mas manda por cima do travessão.
19min - Kléber Pereira recebe na área, pela direita, dá um chapéu no goleiro do Fluminense, mas Romeu afasta de cabeça na seqüência.
24min - Thiago Neves cobra falta da entrada da área, pela direita, e Fábio Costa espalma no alto, salvando o Santos.
31min - Baiano cruza da direita, Kléber Pereira desvia de cabeça e a bola sai rente à trave direita do goleiro do Fluminense.
36min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Em cobrança da falta da meia direita, Thiago Neves cruza para a área e o zagueiro Luiz Alberto chega antes do goleiro Fábio Costa para marcar de cabeça.
SEGUNDO TEMPO
15min - Petkovic, que entrou no segundo tempo, recebe na área e chuta, mas a bola desvia na defesa do Fluminense e sai rente ao travessão.
19min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Júnior César lança na medida para Thiago Neves, que chuta de primeira na saída do goleiro Fábio Costa.
26min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Thiago Neves recebe na área, pela esquerda, mata na coxa e chuta forte na saída de Fábio Costa.
35min - Petkovic pega o rebote da defesa tricolor s chuta forte da entrada da área, mas a bola sai.
BEQUE ENCERRA JEJUM DO ATAQUE
TÉCNICO EXALTA GRUPO DO FLU
RENATO: 'ESSE É O FLU QUE QUERO'
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE
PET LAMENTA ERROS DO SANTOS
LUXEMBURGO ELOGIA PETKOVIC
TÉCNICO LAMENTA FALTA DE PEÇAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
ÁLBUM DE FOTOS DA RODADA
VEJA OS GOLS DA PARTIDA
O destaque da partida foi o meia Thiago Neves. Além de dar o passe para o primeiro gol, marcado pelo ex-zagueiro santista Luiz Alberto, de cabeça, na etapa inicial, ele anotou os outros dois do Fluminense, ambos no segundo tempo.

"Aos poucos, estou ganhando a confiança do Renato [Gaúcho, técnico do Fluminense] e aproveitando as oportunidades que ele está dando. Espero continuar assim para ajudar o Fluminense a subir na tabela", comentou o artilheiro da partida, que era reserva, mas ganhou uma vaga no time após a saída do meia Carlos Alberto.

Com a vitória, o Fluminense foi a 26 pontos e subiu da 14ª para a 11ª posição. Além disso, ampliou a vantagem para a zona do rebaixamento (quatro últimos colocados) de três para seis pontos.

O resultado também foi importante porque a equipe tricolor não vencia desde 22 de julho, quando derrotou o Goiás. De lá para cá, perdeu para Atlético-MG e Palmeiras e empatou com Figueirense, Náutico e Juventude. O Fluminense também não marcava um gol desde o dia 29 do mês passado, quando balançou a rede do Figueirense.

Por sua vez, o Santos, com a derrota, ficou com 27 pontos, caiu da sétima para a oitava posição e viu a sua distância para a zona de classificação à próxima Copa Libertadores dobrar - aumentou de dois para quatro pontos.

Portanto, se conseguisse a quarta vitória seguida neste domingo, o time alvinegro - que derrotou Atlético-MG, Flamengo, Paraná nas últimas três rodadas - estaria colado no G-4, próximo de cumprir a meta estabelecida pela diretoria para o primeiro turno.

"Cometemos alguns erros. O Fluminense está de parabéns, aproveitou nossas falhas, fez três gols e assim fica difícil para recuperar. Mas o Santos não vai desistir, não há nenhuma possibilidade. Sempre vai buscar a vitória, seja em casa ou fora", comentou o meia Petkovic, que entrou no segundo tempo.

Agora, o Santos buscará nova arrancada contra o Sport, no próximo sábado, na Vila Belmiro, na rodada de abertura do segundo turno. Já o Fluminense vai tentar embalar no clássico contra o Flamengo, na próxima quinta-feira, no Maracanã, em jogo adiado ainda do turno.

FLUMINENSE
Ricardo Berna; Rafael, Luiz Alberto, Anderson e Júnior César; Romeu, David (Cícero), Maurício e Thiago Neves (Ivan); Rodrigo Tiuí (Soares) e Somália
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS
Fábio Costa; Domingos, Adaílton e Marcelo (Petkovic); Baiano, Dionísio (Rodrigo Tabata), Rodrigo Souto, Pedrinho e Carlinhos; Marcos Aurélio e Kléber Pereira
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cléber Assunção Gonçalves (MG)
Assistentes: Marco Gomes e Guilherme Camilo (ambos de MG)
Cartões amarelos: Marcelo (S), Baiano (S), Rodrigo Tiuí (F), Domingos (S), Luiz Alberto (F) e Kléber Pereira (S)
Gols: Luiz Alberto, aos 36min do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 19min e aos 26min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host