! André Lima deixa o Botafogo e acerta com Hertha - 22/08/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

22/08/2007 - 12h17

André Lima deixa o Botafogo e acerta com Hertha

Da Redação*
No Rio de Janeiro
O atacante André Lima faz sua despedida do Botafogo na partida desta quarta-feira, contra o Corinthians, no Maracanã, pela Copa Sul-Americana. No início desta tarde, o vice-presidente de futebol do clube carioca, Carlos Augusto Montenegro, anunciou que o atleta foi negociado com o Hertha Berlin, da Alemanha.

André Mourão/AE
O atacante André Lima no treino do Botafogo em General Severiano
PERFIL DO JOGADOR
"Ele joga hoje [quarta-feira] contra o Corinthians e vai amanhã [quinta] para a Alemanha", afirmou o dirigente à Rádio Brasil.

André Lima chegou ao Botafogo no início deste ano sob a desconfiança da torcida, já que veio do modesto Sampaio Corrêa e era praticamente desconhecido dos alvinegros.

No entanto, o jogador se destacou em sua passagem pelo time carioca. Tanto que, mesmo sendo reserva, foi o principal goleador da Copa do Brasil (ao lado de Dimba, do Brasiliense, de Victor Simões, então no Figueirense, e Denis Marques, a época no Atlético-PR), com cinco gols.

Atualmente, ele é o artilheiro do Campeonato Brasileiro - ao lado de Josiel, do Paraná -, com 12 gols. Além disso, é o vice-artilheiro da equipe na atual temporada, com 21 gols (cinco a menos que Dodô) em 37 partidas oficiais disputadas.

As atuações de André Lima despertaram o interesse do Hertha Berlim, que fez uma proposta considerada irrecusável pela diretoria alvinegra e pelo próprio jogador. "Ele vai ganhar 11 vezes mais do que recebe no Botafogo por um contrato de quatro anos", disse Montenegro.

"O André veio como uma aposta nossa e foi muito bem, mesmo como reserva. Ele é um jogador que, pelo porte alto e forte, despertou o interesse da Europa. Nós temos uma participação menor no passe e, de comum acordo, ele foi negociado para o Hertha Berlin. É o tipo de proposta que não dá nem para conversar", continuou o dirigente.

Montenegro não quis revelar quanto o Botafogo vai lucrar com a transferência de André Lima, mas admitiu que o valor é alto. O vice de futebol também disse que o atacante pode retornar ao clube alvinegro se tiver problemas para adaptar-se à Alemanha.

"O Botafogo consegue uma compensação muito boa, conforme foi combinado. Até porque, ele veio quase a custo zero. O Botafogo entrou com a vitrine e ele com os gols. A gente lamenta por um lado e torce por outro, porque ele é botafoguense. Se não houver adaptação, o Botafogo está de portas abertas para recebê-lo de volta", encerrou o dirigente.

No Hertha Berlin, André Lima terá como companheiros os brasileiros Mineiro e Gilberto, que defenderam a seleção na última edição da Copa América, além de Lúcio, lateral-esquerdo, contratado do Grêmio no mês passado.

*Atualizada às 15h15.

Hospedagem: UOL Host