! São Paulo bate Sport, faz sua parte e fica a um empate do penta - 28/10/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

28/10/2007 - 18h02

São Paulo bate Sport, faz sua parte e fica a um empate do penta

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Sem poder assegurar o título antecipado neste domingo, o São Paulo entrou em campo com uma missão "simples": vencer o Sport em Recife para poder comemorar o penta em casa, na próxima rodada, sem depender de ninguém. E a tarefa foi cumprida sem maiores sustos. Com um triunfo por 2 a 1, em plena Ilha do Retiro, a equipe paulista fez sua parte e ficou a um empate de seu quinto Nacional.

SÃO PAULO FICA PERTO DO TÍTULO
Com todos os titulares à disposição (o único desfalque foi o lesionado Borges), Muricy Ramalho viu seu time ser superior em grande parte do jogo para obter a 21ª vitória no Brasileiro, chegar a 70 pontos e abrir 15 para o vice-líder Santos. O Palmeiras, no encerramento da rodada, empatou com o Vasco e perdeu a chance de diminuir a diferença para 13.

Com isso, o São Paulo agora está a um empate do título. Na próxima quarta-feira, no Morumbi, basta não perder para o já rebaixado América-RN para festejar a conquista antecipada do campeonato.

"O torcedor vai encher o Morumbi e fazer uma grande festa. Deus queira que a gente possa devolver essa festa na arquibancada com o título no Morumbi", comentou Rogério Ceni, autor do primeiro gol tricolor, planejando a comemoração diante dos potiguares.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
3min - Após falta cobrada da esquerda, a bola sobra para Breno na área. O jovem zagueiro bate de primeira e manda sobre o gol de Magrão, perdendo boa chance.
27min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Rogério Ceni bate falta com categoria e acerta o canto esquerdo de Magrão, que não salta e vê o goleiro tricolor abrir o placar.
35min - Dutra faz boa jogada pela esquerda e cruza para a área. Júnior afasta, mas a bola rebate em Everton e Rogério Ceni executa grande defesa na seqüência.
38min - Rogério Ceni cobra pênalti sofrido por Aloísio, mas Magrão salta no canto correto e impede o segundo gol do capitão são-paulino no jogo.
SEGUNDO TEMPO
5min - Leandro levanta a bola da direita e Dagoberto, de cabeça, busca o canto superior esquerdo de Magrão, errando o alvo.
17min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Após receber de Hernanes, Júnior dá bela assistência para Aloísio. O atacante corta o marcador e conclui para o fundo das redes.
19min - GOOOOOOLLLLLL DO SPORT!!! Da Silva cobra pênalti sofrido por Dutra, em falta de Leandro, e finaliza com força para descontar para os anfitriões.
34min - Romerito bate falta em chute colocado, mas pára em importante defesa de Rogério Ceni.
VEJA FOTOS DA RODADA
CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA
TIME FESTEJA 'MÃO NA TAÇA'
ROGÉRIO MINIMIZA PÊNALTI
MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
SPORT RECLAMA DO ÁRBITRO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO SPORT
Mais uma vítima da trajetória tricolor neste ano, o Sport, por sua vez, segue em mau momento. Agora há quatro rodadas sem vencer (são três derrotas e um empate), o time de Geninho permanece com 43 pontos e ameaçado pelo rebaixamento à Série B.

Apesar da animação da torcida, que encheu a Ilha do Retiro, o Sport não conseguiu fazer valer sua condição de anfitrião no começo da partida neste domingo. Postado no 3-5-2 e com dois alas ofensivos (Júnior e Leandro), o São Paulo tomou a iniciativa, teve maior controle da bola e foi responsável pelas primeiras investidas.

Nem mesmo o calor intimidou a equipe paulista, que explorou as laterais do campo para oferecer perigo a Magrão, principalmente em bolas alçadas na área em faltas e escanteios. E foi assim, em uma bola parada, que o São Paulo abriu o placar. Rogério Ceni bateu falta com categoria aos 27min para fazer o 77º gol de sua carreira, o 46º dessa maneira (fez outros 31 de pênalti).

Maior goleiro-artilheiro do mundo, o capitão são-paulino poderia ter ampliado sua marca pessoal pouco depois, aos 38min, em pênalti sofrido por Aloísio. No entanto, Magrão saltou para a direita, acertou o canto e impediu o segundo gol de Ceni ainda na primeira etapa.

Precisando do resultado, o Sport voltou mais ofensivo para o segundo tempo, com o meia-atacante Anderson Aquino no lugar do volante Bia. O panorama, contudo, sofreu poucas alterações. Tanto que, aos 17min, Aloísio anotou o segundo dos paulistas.

Mas a torcida rubro-negra teve pouco tempo para lamentar. Pouco depois, Leandro cometeu pênalti em Dutra. Aos 19min, Da Silva cobrou com força e diminuiu a vantagem tricolor para 2 a 1. O gol animou ainda mais a torcida rubro-negra, mas o Sport, apesar de esboçar uma pressão no fim, não conseguiu corresponder em campo e amargou mais um revés.

SPORT
Magrão; Luizinho Netto (Diogo), César, Durval e Dutra; Bia (Anderson Aquino), Everton, Romerito e Rosembrick (Fabiano); Carlinhos Bala e Da Silva
Técnico: Geninho

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Breno, Alex Silva (André Dias) e Miranda; Leandro (Souza), Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior; Dagoberto (Diego Tardelli) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Cleidy Mary Ribeiro (Fifa-SC) e Katiúscia Mendonça (ES)
Cartões amarelos: Hernanes, Richarlyson (SP), Durval, Bia, Diogo (S)
Gols: Rogério Ceni, aos 27min do primeiro tempo; Aloísio, aos 17min, Da Silva, aos 19min do segundo tempo

*Atualizada às 20h11

Hospedagem: UOL Host