! São Paulo 'elimina' Grêmio da Libertadores com gol de Ceni - 11/11/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

11/11/2007 - 20h09

São Paulo 'elimina' Grêmio da Libertadores com gol de Ceni

Leandro Canônico
Em São Paulo
O São Paulo "iniciou" a Libertadores de 2008 com o pé direito. Na noite deste domingo, no estádio do Morumbi, venceu o carrasco Grêmio por 1 a 0 e diminuiu consideravelmente as chances de o time gaúcho assegurar vaga na competição sul-americana da próxima temporada. O jogo marcou também o reencontro do clube paulista com sua torcida após a conquista do pentacampeonato brasileiro.

CONFIRA O GOL DA VITÓRIA SÃO-PAULINA
Com a derrota na capital paulista, a equipe de Porto Alegre segue com 54 pontos, na sétima colocação, agora a três pontos do quarto colocado Cruzeiro, primeira da zona de classificação à Libertadores. Restam ainda duas rodadas até o término do Campeonato Brasileiro, mas o resultado desta noite dificultou o caminho gremista.

Diferentemente do jogo contra o Juventude, no meio de semana, o São Paulo entrou em campo mais ligado. Sem a apatia da derrota por 2 a 0, o time foi para o ataque tocou bem a bola, mas não conseguiu levar muito perigo ao gol gremista. A melhor chance aconteceu aos 29min, em cabeça de André Dias.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
Folha
Ceni anotou seu gol de número 78
PRIMEIRO TEMPO
10min - Jorge Wagner cobra falta cruzada da esquerda para área. Aloísio aparece entre os zagueiros gremistas e manda por cima do gol.
24min - Após cobrança de escanteio de Jonas da esquerda, a bola passa por toda a zaga do São Paulo, Marcel chuta de direita e acerta a trave.
29min - Jorge Wagner manda a bola para área em cobrança de escanteio, André Dias aparece bem quase na pequena área e cabeceia. Marcelo Grohe defende no meio do gol.
43min - Depois de confusão na área são-paulina, a bola sobra para o zagueiro Léo chutar da entrada da área. Atento, Rogério Ceni defende.
SEGUNDO TEMPO
6min - GOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!!! Dagoberto faz boa jogada e é derrubado por Léo dentro da área. Na cobrança do pênalti, Rogério Ceni marca seu gol de número 78.
11min - Jonas aproveita rebote da zaga do time paulista e chuta forte de primeira. Rogério Ceni, no meio do gol, defende em dois tempos.
16min - Júnior vira o jogo para Leandro. O atacante rola para Hernanes, que chuta forte de perna direita e obriga Marcelo Grohe a fazer grande defesa.
20min - André Dias aparece na direita da grande área e chuta de perna esquerda. A bola explode na trave do goleiro Marcelo Grohe.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO GRÊMIO
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
CONFIRA IMAGENS DA RODADA
CENI VÊ GRÊMIO APÁTICO
MURICY ADMITE RECORDES
O Grêmio, por sua vez, esperou o adversário no seu campo de defesa nos primeiros 20 minutos. Mas depois conseguiu mais espaço para jogar e chegou a acertar a trave de Rogério Ceni aos 24min, quando Marcel, ex-São Paulo, aproveitou cobrança de escanteio de Jonas da esquerda.

"O campo molhado prejudicou a criação das equipes e por isso tivemos poucas oportunidades de gol. Dessa maneira valoriza a marcação", analisou o goleiro são-paulino Rogério Ceni. "O time está bem na defesa, mas precisa melhorar no meio e no ataque", analisou o técnico gremista, Mano Menezes.

A evolução, no entanto, foi são-paulina. Logo aos 5min, o atacante Dagoberto fez boa jogada pelo meio, passou por dois marcadores e quando entrou na área foi derrubado por Léo. Rogério Ceni, então, saiu do gol, atravessou o gramado, pegou a bola e, aos 6min, converteu de pênalti (foi o gol número 78 do goleiro).

O Grêmio sentiu a desvantagem no placar e não conseguiu mais defender e chegar ao ataque com perigo como na etapa inicial. A equipe do técnico Mano Menezes viu apenas o São Paulo pressionar e quase chegar ao segundo gol aos 16min, quando Hernanes acertou forte chute, defendido por Marcelo Grohe.

Até o final da partida, os anfitriões ainda tiveram algumas chances de ampliar o marcador. Mas não conseguiu. Restou a festa da torcida, que gritou olé e o já cantado há duas rodadas: "pentacampeão, pentacampeão!". Até mesmo gritos de "eliminado" para o Grêmio surgiram no final da partida.

Em maio deste ano, o time gaúcho despachou o São Paulo da Libertadores nas oitavas-de-final e proporcionou ao time paulista seu pior momento no ano. Por isso, diretoria, jogadores e parte da comissão técnica tricolor querem ver o Grêmio longe da competição sul-americana em 2008.

São Paulo e Grêmio voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no dia 25 de novembro. A equipe paulista joga novamente no estádio do Morumbi, dessa vez contra o Botafogo. O time gaúcho, por sua vez, visita o já rebaixado América-RN.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Breno, Miranda, André Dias e Júnior; Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner e Leandro (Borges); Dagoberto (Souza) e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Patrício, Léo, Willian e Hidalgo; William Magrão, Maylson, Ramon (Luciano Fonseca) e Diego Souza; Jonas (Everton) e Marcel
Técnico: Mano Menezes

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC)
Auxiliares: Eremílson Xavier Macedo e João Antônio Sousa (ambos do DF)
Público total: 24.773
Renda: R$ 293.101,00
Gols: Rogério Ceni, de pênalti, aos 6min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host