! São Paulo 'sufoca' na etapa final, vence Rio Claro e é vice-líder - 30/01/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

30/01/2008 - 23h47

São Paulo 'sufoca' na etapa final, vence Rio Claro e é vice-líder

Leandro Canônico
Em São Paulo
Ainda longe de apresentar o futebol de campeão brasileiro do ano passado, o São Paulo sufocou o Rio Claro nesta quarta-feira, no estádio do Morumbi, e venceu por 3 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Depois de excessivos erros no primeiro tempo, o time desencantou na etapa final e marcou com Adriano, Jorge Wagner e Hernanes. A equipe do interior jogou com um a menos desde os 20min do segundo tempo.

ASSISTA AOS QUATRO GOLS NO MORUMBI
Com este resultado, a equipe da capital paulista chegou a 11 pontos, seguiu invicta na competição e assumiu provisoriamente a segunda colocação, um ponto atrás da líder Ponte Preta, adversária da próxima rodada. Para continuar vice-líder, o São Paulo precisar torcer contra o Guaratinguetá nesta quinta. O Rio Claro tem sete pontos.

Sem Souza, negociado com o francês Paris Saint-Germain, o técnico Muricy Ramalho optou por escalar Hugo no setor de armação. Como ele é canhoto, o São Paulo perdeu um pouco de força pela lateral direita, onde Souza sempre aparecia mesmo quando não jogava de ala. O zagueiro André Dias, então, apareceu pelo setor. Sem sucesso.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
 Rubens Cavallari/Folha Imagem
De cabeça, Adriano marcou o primeiro gol do São Paulo esta noite
PRIMEIRO TEMPO
17min - São Paulo tem chance em cobrança de falta de longe. Hernanes bate com força, e o goleiro Luiz Henrique defende em dois tempos. Por pouco Dagoberto não consegue concluir.
25min - Joilson sofre falta próximo da grande área. Rogério Ceni sai do gol para a cobrança. O goleiro são-paulino pega bem na bola, mas Luiz Henrique faz boa defesa.
30min - Dagoberto faz boa jogada pela direita e cruza para o meio da área. A bola passa por Adriano, e Hugo cabeceia para fora.
43min - Adriano recebe a bola na lateral direita, domina, corta um marcado e chuta de esquerda da entrada da área. Luiz Henrique evita o gol.
SEGUNDO TEMPO
10min - Boa triangulação entre Dagoberto, Joilson e Jorge Wagner. O último finaliza de pé esquerdo dentro da área e manda para fora.
14min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Jorge Wagner faz ótimo cruzamento da direita. Adriano sobe entre os zagueiros do Rio Claro e desvia de cabeça.
27min - GOOOOOLLLLL DO RIO CLARO!!! O juiz marca pênalti de Miranda. Na cobrança, Vieira bate forte e empata a partida.
38min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Jorge Wagner aproveita rebote após dividida de Dagoberto na grande área e chuta forte de longe. A bola bate no travessão e entra no alto esquerdo. Golaço.
47min - GOOOOOLLLLL DO SÃO PAULO!!! Hernanes aproveita rebote dentro da grande area e marca o terceiro dos donos da casa.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO SÃO PAULO
PÁGINA DO CAMPEONATO PAULISTA
ELENCO EXALTA PACIÊNCIA NO JOGO
SÃO PAULO INICIA 'ARRANCADA'
MURICY DESTACA MELHORA OFENSIVA
VEJA VÍDEOS DO SÃO PAULO
Assim como aconteceu nas quatro rodadas anteriores, o time do Morumbi continuou sem criatividade no meio-de-campo. Por isso, entres as melhores chances da equipe na etapa inicial duas foram de falta. A primeira com Hernanes e a segunda com Rogério Ceni. Em ambas o goleiro Luiz Henrique, do Rio Claro, evitou o gol tricolor.

Enquanto pelo lado direito, o São Paulo arriscou com André Dias (o lateral direito Joilson pouco chegou até a linha de fundo), do outro lado do campo Richarlyson e Jorge Wagner não se acertaram no já rotineiro revezamento no setor. O camisa 7 apareceu mais nas cobranças de escanteio do que na armação.

Como na etapa inicial, o time anfitrião não deu espaço para a equipe do interior, que não levou perigo algum ao gol defendido por Rogério Ceni. Depois de uma boa chance com Jorge Wagner aos 10min e outra em chute de Hugo aos 13min, o São Paulo venceu pela insistência e abriu o placar no estádio do Morumbi.

No lance seguinte ao chute de Hugo, que rendeu escanteio ao time tricolor, Jorge Wagner trocou passes na direita e mandou com categoria para o meio da área. O atacante Adriano subiu entre os zagueiros do Rio Claro e desviou de cabeça para marcar o seu terceiro gol com a camisa são-paulina - os outros dois foram na estréia.

Aos 20min, a situação do São Paulo ficou ainda melhor. Fernando Lombardi foi expulso por ter feito falta dura em Fábio Santos. Mas quem se deu melhor mesmo foi o Rio Claro. Aos 26min, o árbitro marcou pênalti de Miranda, que colocou a mão na bola. Na cobrança, aos 27min, Vieira bateu com força e deixou tudo igual.

Os donos da casa não se abalaram com o empate e continuaram a pressão no campo de ataque. E o gol da vitória saiu aos 38min, quando Jorge Wagner aproveitou rebote e chutou forte de fora da área. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. O São Paulo ainda teve tempo de ampliar com Hernanes, aos 47min.

São Paulo e Rio Claro voltam a campo pelo Campeonato Paulista no próximo sábado, dia 2 de fevereiro. A equipe do Morumbi visita a Ponte Preta, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O time do interior, por sua vez, também joga fora de casa, contra o Ituano, no estádio Novelli Junior, em Itu, às 18h10.

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Joilson (Borges), André Dias, Miranda e Richarlyson; Hernanes, Fábio Santos, Hugo (Carlos Alberto) e Jorge Wagner; Dagoberto e Adriano
Técnico: Muricy Ramalho

RIO CLARO
Luiz Henrique; Dão (Ricardo Rocha), Douglão e Fernando Lombardi; Erick, Douglas Peruíbe, Vieira, Marcos Alexandre e PC (Veloso); Luciano (Rodrigo Gaúcho) e Mirandinha
Técnico: Paulo César Catanoce

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Eduardo César Coronado Coelho
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Sérvio Antonio Bucioli
Público: 6.035 pagantes
Renda: R$ 85.370,00
Cartões amarelos: Dão (RC), Vieira (RC), Joilson (SP), Miranda (SP), Luiz Henrique (RC)
Cartões vermelhos: Fernando Lombardi (RC)
Gols: Adriano, aos 14min, Vieira, de pênalti, aos 27min, Jorge Wagner, aos 38min, e Hernanes, aos 47min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host