! Santos resgata titulares e vence a primeira no Brasileiro - 18/05/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

18/05/2008 - 20h01

Santos resgata titulares e vence a primeira no Brasileiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Ainda envolvido na disputa da Copa Libertadores, o Santos mudou sua estratégia no Campeonato Brasileiro. Ao contrário da estréia, quando o técnico Emerson Leão poupou seus titulares na derrota para o Flamengo, o time alvinegro usou força máxima neste domingo, na Vila Belmiro, contra o Ipatinga. Com seus principais jogadores, o anfitrião aproveitou a fragilidade dos mineiros, fez 4 a 0 e obteve o primeiro triunfo na competição nacional.

CONFIRA OS QUATRO GOLS DO SANTOS
A aposta nos titulares corresponde a um momento conturbado vivido pelo Santos. Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o time alvinegro vinha embalado por um triunfo por 2 a 0 sobre o Cúcuta fora de casa pela Libertadores, que havia rendido aos paulistas a classificação para as quartas-de-final do torneio continental.

Depois do revés por 3 a 1 para o Flamengo na estréia, o Santos foi ao México jogar contra o América e perdeu por 2 a 0 na abertura das quartas-de-final da Libertadores. Assim, criou um clima de pressão para o jogo deste domingo.

PRINCIPAIS LANCES
Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Centroavante Kléber Pereira anota três gols e dispara na artilharia do Brasileiro
PRIMEIRO TEMPO
10min - Com mais posse de bola, Santos encontra dificuldade para vencer a marcação do Ipatinga.
25min - Ricardinho recebe passe rasteiro na direita, dentro da área do Santos, e tem liberdade para chutar de direita. A bola sai sem força e Fábio Costa encaixa.
26min - A defesa do Ipatinga corta cruzamento de Kléber e a bola sobra fora da área. Molina arrisca o chute de primeira, de pé esquerdo, e obriga Fred a fazer difícil defesa no canto esquerdo.
36min - Rodrigo Souto ganha da defesa em cruzamento alto, mas cabeceia fraco e manda a bola nas mãos de Fred.
38min - Neto Baiano pega sobra da defesa do Santos e finaliza dentro da área, mas manda por cima.
45min - Gian aproveita cobrança de falta da direita e cabeceia no travessão defendido por Fábio Costa.
SEGUNDO TEMPO
10min - Segundo tempo começa truncado, com jogo concentrado na intermediária.
15min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Kléber bate falta da intermediária, de muito longe. Rodrigo Souto passa à frente da bola, não desvia e engana o goleiro Fred, que vê a bola entrar em seu canto esquerdo.
21min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Tripodi invade a área pela direita e cruza rasteiro. Kléber Pereira domina e bate rasteiro para fazer seu primeiro gol no Brasileiro.
24min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Betão faz lançamento para Lima, que invade a área com liberdade e rola para Kléber Pereira bater sem dificuldade.
35min - GOOOLLL DO SANTOS!!! Lima é derrubado na área e Kléber Pereira bate pênalti no canto direito do goleiro Fred para ampliar o conforto do Santos.
VER OUTRAS FOTOS DA PARTIDA
VOTE NOS MELHORES DA RODADA
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO
Apesar da necessidade de apagar o mau resultado de quarta-feira e da presença dos titulares, porém, o Santos precisou de muito tempo para engrenar diante do Ipatinga. No primeiro tempo, o time alvinegro encarou de forma passiva a forte marcação sobre o lateral-esquerdo Kléber na saída de bola e não conseguiu ultrapassar a intermediária. "Nós tivemos muitos problemas na saída de bola e aceitamos a postura defensiva deles", reconheceu o zagueiro Fabão ao Premiere FC.

A morosidade da partida foi reforçada pela atuação apagada do colombiano Molina, que pouco participou do jogo neste domingo. Prova disso é que o placar ainda estava empatado por 0 a 0 quando ele e o atacante Wesley foram substituídos, aos 13min da etapa final.

Logo depois das alterações, o Santos abriu o placar em um lance inusitado - Kléber cobrou falta da intermediária, ninguém desviou, Fred falhou e a bola entrou no canto esquerdo do goleiro do Ipatinga.

Depois disso, começou a brilhar a estrela do atacante Kléber Pereira. Principal nome do Santos nesta temporada, o camisa 9 marcou três vezes e consolidou sua posição de artilheiro alvinegro no ano - ele foi responsável por 22 dos 50 gols marcados por sua equipe.

"O Kléber é um grande artilheiro e nós sabíamos que não podíamos vacilar com ele. Nós tivemos chances para marcar no primeiro tempo, mas falhamos muito defensivamente e o Santos soube tirar proveito", reconheceu o técnico Giba, do Ipatinga, que não venceu um jogo sequer como visitante nesta temporada.

Com o resultado, o Santos somou seus três primeiros pontos no Campeonato Brasileiro. O Ipatinga, por sua vez, é a única equipe que ainda não pontuou nesta temporada.

SANTOS
Fábio Costa; Betão, Fabão, Marcelo (Anderson Sales) e Kléber; Marcinho Guerreiro, Rodrigo Souto e Molina (Rodrigo Tabata); Wesley (Tripodi), Kléber Pereira e Lima
Técnico: Emerson Leão

IPATINGA
Fred; Edimar, Renato, Gian e Mariano; Jackson, Augusto Recife, Marcelo Costa e Ricardinho (Rodriguinho); William (Adeílson) e Neto Baiano (Marcelo Macedo)
Técnico: Giba

Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Cartões amarelos: Renato (I), Neto Baiano (I), William (I), Kléber Pereira (S), Marcinho Guerreiro (S)
Gols: Kléber, aos 15min; Kléber Pereira, aos 21min, aos 24min e aos 35min do segundo tempo

Hospedagem: UOL Host